O que é e como funciona a odontologia digital?

 Em Odontologia Digital
O que é e como funciona a odontologia digital?
Avalie esse artigo

A odontologia tradicional utiliza meios manuais para o tratamento da boca, como já estamos acostumados a ver e pelos tratamentos que comumente podemos passar. No entanto, a odontologia digital esses mesmos procedimentos ganharam um upgrade.

Aqui na Dental Esthetic Center, por exemplo, possuímos o 3 Shape Trios, que permite um estudo avançado da região bucal. Vamos conhecer melhor esse tipo de tratamento?

odontologia digital

O que é odontologia digital?

A odontologia digital utiliza-se de meios digitais, tecnologias ou componentes baseados em computador para aprimorar o atendimento ao paciente.

Assim é como a odontologia digital funciona: elimina procedimentos tradicionais e permite que o profissional dentista ofereça um processo de tratamento muito mais eficaz e automatizado.

Isso pode ser feito de várias formas, sendo um dos meios principais o 3 Shape Trios, que veio para revolucionar a odontologia e da qual a Dental Esthetic Center é pioneira.

O que é o 3 shape trios

O 3 Shape Trios é uma tecnologia nova da odontologia digital. Ela permite o escaneamento da parte interna da boca de forma precisa: dentes, arcada dentária e gengiva. Assim, dentistas, protéticos e profissionais da área podem fazer uma análise com muito mais qualidade nos pacientes.

Tal inovação veio para ficar. Um software de ortodontia desse traz para benefícios gigantescos tanto para os pacientes quanto para os profissionais da área que buscam encontrar soluções para problemas nem sempre fáceis de identificar.

Como funciona o 3 Shape Trios

Nesta técnica existem três modelos. O Trio Standard realiza imagens em preto e branco, o Trio Color e o Trio 3, o qual permite a digitalização de imagens coloridas em 2D e 3D — modelo este utilizado na Dental Esthetic Center.

Por exemplo, com o uso destas tecnologias, processos de raio-x ou processos que necessitam que o paciente mordesse moldes de gesso e ficassem muito tempo com a boca aberta já podem ser minimizados com o scanner intraoral 3D.

Este scanner faz a leitura digital da boca por dentro, transformando em imagens digitalizadas, as quais podem ser usadas para trabalhar e comparar com outros arquivos.

É deste modo que odontologia digital pode ter conhecimento de como é a mordida do paciente, como resolver problemas e ainda facilita na criação de moldes e próteses, em caso de necessidade.

Também é possível para o profissional criar um planejamento digital do sorriso, podendo explicar com clareza sobre os problemas e as opções de tratamento, colocando a saúde bucal em primeiro lugar.

Áreas de atuação

  • Trabalhos protéticos;
  • Planejamento de mudanças de sorriso, facetas e lentes de contato dental;
  • Obtenção de modelos digitais sem necessidade de realizar moldagem;
  • Conferência e acerto oclusal;
  • Próteses sobre implantes;
  • Ortodontia;
  • Laboratório.

Outros tipos de tecnologia digital odontológica

Além do 3 Shape Trios, há uma série de técnicas de diagnóstico e tratamento com o uso da tecnologia para tirar o melhor proveito da consulta. Conheça mais sobre algumas opções abaixo.

Radiografia digital

Aqui, utiliza-se de sensores digitais que permitem uma visualização geral ou focada dos dentes. Isso permite que o dentista faça uma varredura na sua boca enquanto você aguarda sentado na cadeira.

Essa técnica emite cerca de 70% menos radiação do que os raio-x tradicionais, portanto são bem mais ecológicos.

Câmeras intraorais

Permitindo que dentistas tenham imagens claras e precisas da boca, as câmeras intraorais podem ampliar imagens na tela do computador ao mesmo tempo do procedimento. Além de ser mais fácil para o paciente entender o que está acontecendo, melhora o acompanhamento do tratamento.

Além do mais, a câmera intraoral traz uma visão detalhada de áreas mais difíceis de se ver, auxiliando na identificação de problemas, como um dente quebrado.

Leia também:
>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

Benefícios da odontologia digital

O uso da tecnologia na odontologia traz novas técnicas para o desenvolvimento de tratamentos e vantagens para o próprio paciente. Seja pela precisão, custo ou experiência num todo.

Diagnóstico preciso e rápido

Com o uso da odontologia digital, o dentista pode identificar, diagnosticar e tratar doenças bucais com muito mais precisão em estágios iniciais. Diferente de imagens raio-x, as imagens de radiografia digital podem ser aumentadas, facilitando a rapidez e exatidão do diagnóstico.

Menos tempo, menos custo

Em vez de esperar dias por um laboratório na criação de restauração, imagens e moldes, com a odontologia digital o tratamento dentário é mais rápido e preciso. Assim, traz consigo uma redução considerável do tempo gasto e dos custos.

Experiência aprimorada

Sabe aqueles materiais desconfortáveis de moldagem dos quais precisam ser mordidos para poder começar um tratamento? Pois pode esquecer! A odontologia digital permitiu os dentistas reduzirem o uso desses materiais.

No lugar, o profissional pode facilmente escanear seus dentes, o que evitará que você morda o material de impressão ou precise inserir moldeiras na boca. Assim, todo o processo é muito mais confortável e rápido de ser realizado.

Aprimoramento na comunicação

Com a imagem digital, torna melhor a comunicação entre o dentista e os demais profissionais e laboratórios dentários — o que pode acontecer, inclusive, enquanto o paciente estiver no consultório.

As impressões de dentes 3D, aliás, podem ser enviadas para análise de forma instantânea sobre procedimentos e restaurações que estão em planejamento. Ou seja, caso precise, o cliente não precisará mais andar por aí com o diagnóstico em mão — sem contar que ele próprio terá o acesso ao arquivo digital por meio de um computador ou celular.

Essa facilidade torna a odontologia digital muito mais prática e tira a necessidade de arquivos, fichas de papel, diagnósticos impressos, desenhos e chapas. A tecnologia aqui permite o armazenamento das informações de maneira organizada, evitando a perda ou extravio desses documentos.

Odontologia digital no brasil

consultorio odontologico

As vantagens da odontologia digital são imensas quando comparadas ao modelo tradicional, e quando se fala nesse processo a Dental Esthetic Center é pioneira. Primeira clínica odontológica de Curitiba a possuir o 3 Shape Trios, a tecnologia chegou aqui graças ao Dr. Rogério Marcondes.

Tornando-se referência no sul do Brasil, a Dental Esthetic Center usa a odontologia digital com precisão, respeito e compromisso com a modernidade. Ainda mais agora, com o scanner intraoral 3D.

Se você está procurando um tratamento dental com as soluções acertadas, confira mais sobre a odontologia digital em Curitiba com a Dental Esthetic Center!

Leia também:
>>> Dental Esthetic Center, uma experiência única
>>> Tratamentos odontológicos estéticos: mais saúde e bem-estar para você!

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar