Blog
Ilustração de um implante dentário
7 de junho de 2023
Compartilhe:

Como funciona o implante dentário

Conheça detalhes sobre como é feito o implante dentário, que viabiliza a reposição de dentes naturais.

O que você vai encontrar neste artigo:

A perda dentária é uma situação delicada e que acomete uma quantidade considerável de pessoas. Elas não apenas têm desconfortos ao mastigar, mas também sofrem com baixa autoestima por razão do sorriso prejudicado.

implante dentário pode ser a solução para este problema. O tratamento, que na verdade se chama prótese sobre implante, consiste na colocação de um dente artificial no local onde houve a perda do dente natural.

O tratamento é feito em três etapas: em primeiro lugar há uma consulta de avaliação, seguida pela cirurgia de colocação do implante. Alguns meses mais tarde, o tratamento é finalizado com o procedimento de colocação da prótese dentária, o dente artificial.

Aqui, detalhamos como funciona cada uma dessas etapas do implante dental. Continue a leitura e entenda!

Ilustração de um implante dentário

O que é o implante dental?

A princípio, é importante saber exatamente o que é o implante dental. Ele é um tratamento odontológico que tem como foco recuperar um dente natural perdido. Essa perda pode ocorrer por diversos fatores, como traumas ou doenças.

O implante de dente nada mais é que um pino que é colocado no osso alveolar. Ele assume o papel da raiz do dente natural. Sobre ele, o dentista instala posteriormente uma prótese, que é a peça que desempenha o papel original do dente.

Implante e prótese dental são as mesmas coisas?

Há quem pense que implante de dente e prótese dental são as mesmas coisas. Na realidade, não são! O implante é o pino que substitui a raiz do dente natural. Ele é instalado internamente no osso da gengiva.

Já a prótese é o que substitui o dente natural. Ela fica visível, tapando eventuais espaços, além de impedir que os dentes naturais restantes se movimentem para ocupar o lugar dos que foram perdidos.

Por que colocar implante dentário?

Mas por que você deve colocar implante dentário, se houver indicação do procedimento? Este é o melhor tratamento para reposição de dentes naturais.

Com isso, você ganha um sorriso perfeito, sem falhas, retomando sua autoestima. Isso causa impactos positivos no âmbito pessoal e profissional, tendo maior desenvoltura para se comunicar e também para se relacionar.

É importante citar que o implante dentário combinado com o uso de próteses também ajuda a evitar problemas de saúde. Quando não se tem um ou mais dentes, a mastigação fica comprometida.

Além disso, existe a possibilidade de atrapalhar a comunicação e pronúncia de algumas palavras. Outro problema é que os dentes que restaram começam a se movimentar para exercer a função daqueles que foram perdidos.

Essa movimentação pode fazer com que os dentes fiquem tortos, impactando diretamente na abertura e fechamento da boca. Paralelamente, você pode ter dor na mandíbula e de cabeça.

Os implantes e prótese sobre implantes ajudam a combater todos esses problemas de forma definitiva. Por isso, são tratamentos que valem muito a pena, seja pela saúde bucal ou pela estética.

Quais são os benefícios do implante dentário?

O implante dentário proporciona vários benefícios para o paciente em curto, médio e longo prazos. A seguir, apresentamos quais são os principais e que você precisa conhecer:

Melhora da estética do sorriso

Com o implante, você consegue colocar a prótese, repondo dentes naturais que perdeu. Este é um detalhe importante, porque contribui para que tenha um sorriso alinhado e harmônico, sem falhas.

Ganho de autoestima

A colocação do implante para uso de prótese colabora para que você tenha um ganho de autoestima. Você passa a sorrir mais e a não ter vergonha de se comunicar. Isso traz impactos positivos em relacionamentos pessoais e no trabalho.

Eliminação de problemas provocados pela falta de dentes

Existem alguns problemas que são provocados pela falta de dentes e que podem incomodar bastante no dia a dia. Entre eles, destaque para a dificuldade de mastigação, o que pode comprometer a digestão de alimentos e provocar dores na mandíbula e de cabeça.

Ao realizar o tratamento com implantes, é possível se livrar desses problemas. Outra consequência muito comum é a mobilidade do dente natural, o que pode comprometer a estética e o sorriso.

Resultados de longo prazo

Um dos principais benefícios do implante dentário é que se trata de um procedimento que entrega resultados de longo prazo. Isso significa que se você cuidar bem dos implantes e próteses, terá um resultado duradouro, com melhora da estética e do seu sorriso por vários anos. Portanto, esse é um investimento que compensa bastante!

Quem pode fazer o implante dentário?

O tratamento é especialmente indicado para reposição de dentes naturais, portanto, pode ser feito pelo paciente que perdeu um ou mais dentes. 

A colocação do implante é feita por meio de cirurgia, portanto, é importante que o paciente informe ao médico qualquer dado de saúde relevante, para verificar se há contraindicação.

De modo geral, o procedimento tende a ser contraindicado para pacientes com diabetes não controlada, câncer, entre outros problemas de saúde.

ilustração de implante dentario

Principais tipos de implante dentário

Poucos pacientes sabem, mas existem vários tipos de implante dentário e cada um deles é voltado a atender um perfil de paciente. A seguir, você descobre quais são esses tipos e quando são mais indicados:

Implante unitário

Trata-se da técnica em que se instala um implante para cada prótese / dente que será substituído. Essa é uma técnica indicada para quem perdeu apenas um dente ou mais de um em áreas diferentes da boca.

Implante com carga imediata

Tipo de implante dentário unitário em que não se aguarda o período de osseointegração. A colocação de implante e prótese acontece no mesmo dia.

No entanto, essa não é uma técnica que se aplica a todo mundo. Ela é indicada somente para quem não teve perda óssea e não precisa de enxerto.

Implante 2×3

Modalidade de implante sequencial, que é indicada para pacientes que perderam de três dentes próximos. A técnica recebe esse nome porque se instala dois pinos ao invés de três.

Na prática, isso significa que a prótese que fica no meio não tem fixação no osso, somente as da extremidade. Essa é uma boa alternativa para quando se quer minimizar a intervenção, tornando o tratamento um pouco menos invasivo. Além disso, também é uma alternativa para reduzir o custo do procedimento.

Implante com prótese protocolo

Técnica de implante dentário múltiplo, indicada para pacientes que não têm dentes na arcada superior ou inferior. A proposta é substituir todos os dentes. Neste caso, instala-se de 4 a 6 pinos em locais estratégicos da arcada, para fixação da prótese protocolo, que não é móvel.

Implante com prótese overdenture

Alternativa semelhante à anterior, com uso de uma quantidade menor de pinos para fixação da prótese. A diferença é que a prótese overdenture não é fixa, ela fica presa nos implantes por meio de um sistema de encaixes. O paciente consegue retirá-la para escovações e limpezas.

Leia também:

>>> Descubra a importância e benefícios do sorriso para a vida

Como é feito o implante dental?

O tratamento odontológico envolve etapas básicas! A seguir, você descobre quais são e como funcionam:

A consulta de avaliação

Trata-se da primeira etapa do processo, na qual há o diagnóstico detalhado do paciente, para indicação do tratamento adequado ao seu caso.

Na consulta de avaliação, o profissional analisa o caso do paciente para saber qual é a melhor abordagem para aquele quadro específico. Alguns fatores que influenciam no curso do tratamento são a quantidade de dentes a serem substituídos, quais são eles e a estrutura óssea do paciente.

O dentista pode pedir uma tomografia para avaliar a qualidade do osso. No caso de pacientes com ossos fracos ou finos, um enxerto ósseo pode ser necessário. Trata-se de um reforço na estrutura óssea, geralmente feito com material retirado do próprio paciente.

Com todos os dados coletados, o dentista define o curso do tratamento. Ele pode ser iniciado imediatamente após a análise sempre que o paciente não tenha nenhum problema de saúde que possa comprometer o procedimento, como uma doença gengival.

Se houver algum problema, o procedimento correto é tratá-lo primeiro para depois iniciar o processo de implante dentário.

Um dos casos mais comuns é a de necessidade de tratamento ortodôntico, que consiste na correção e alinhamento dos dentes. Muitas vezes, o dentista faz esse tratamento antes do implante para abrir ou fechar um espaço entre dentes.

Curiosamente, esse procedimento é necessário porque os dentes naturais tendem a se movimentar, ocupando um espaço do dente que foi perdido. Por exemplo, quando se perde um dente da arcada de cima, o de baixo (antagonista), começa a subir, ocupando um espaço maior.

Daí a necessidade de correção e tratamento ortodôntico: dessa forma, dá para garantir o melhor resultado possível ao paciente.

A primeira cirurgia: o implante dentário

O implante em si é um pino de titânio colocado no osso da gengiva do paciente. Ele funciona como uma raiz artificial que sustentará a prótese dentária.

Não há risco de rejeição, uma vez que o titânio é um material inerte. Isto significa que o corpo não percebe o implante dentário como um corpo estranho, fazendo com que o osso se regenere normalmente a seu redor.

A cirurgia é rápida (cerca de 30 a 40 minutos) e pode ser feita em consultório com anestesia local. No caso de pacientes que sintam muito desconforto, como aqueles que têm medo de dentista, pode ser usada a sedação médica (anestesia geral). Contudo, isto traz mais custos à cirurgia.

Durante a cirurgia, o dentista faz uma incisão na gengiva do paciente para chegar até o osso e, então, inserir o pino de titânio. Após esse procedimento, coloca-se uma tampa de proteção no local e os pontos são realizados.

Pode ser que haja a necessidade de que paciente repouse por alguns dias para se recuperar. O dentista pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos para tornar a recuperação mais segura e confortável.

Após a intervenção, é necessário esperar alguns meses (cerca de 3 a 6) para que a estrutura óssea acomode o implante dentário e a prótese seja colocada sobre ele. O período varia de acordo com vários fatores, principalmente com a região da boca que recebeu o implante dentário e a situação da estrutura óssea do paciente.

Durante todo esse período, o paciente retorna algumas vezes ao consultório do dentista para realizar o acompanhamento do caso. Muitas vezes, são feitas radiografias para identificar se o pino e osso já estão integrados, o que possibilitará instalar o dente artificial.

Elaboração da prótese

A próxima etapa é a de elaboração da prótese / dente artificial, que consiste em escolher a cor, material, realizar a moldagem e confecção em laboratório. Durante essa etapa, há um cuidado especial para garantir a naturalidade dos dentes, bem como a correta compatibilidade com o antagonista e dentes ao redor.

A segunda cirurgia: a colocação da prótese dentária

Após o tempo de recuperação indicado pelo dentista, é feita a última etapa do procedimento: a colocação da prótese dentária, que é rosqueada sobre o implante.

O dente artificial pode ser de resina ou de porcelana. Cada um dos materiais tem vantagens e desvantagens. A seguir, indicamos quais são elas, bem como damos detalhes sobre as próteses: 

  • Prótese dentária de resina

A principal vantagem da resina é seu baixo custo. Porém, a durabilidade desta prótese dentária é baixa, de dois anos em média. Após este período o material tende a se tornar poroso, adquirindo cheiro e gosto, além de ficar amarelado.

  • Prótese dentária de porcelana

Já a prótese dentária de porcelana tem duração estimada de dez anos, sendo que há pacientes que as mantêm por um período muito maior. Além disso, esta prótese tem a aparência muito próxima a um dente natural.

O lado negativo, no entanto, é o preço, que pode ultrapassar o dobro do custo da prótese dentária de resina. Porém, levando em conta sua alta durabilidade, trata-se de um investimento com ótimo custo-benefício.

Imagem de um casal sorrindo

Implante dentário dói?

Uma das principais dúvidas de pacientes sobre o procedimento é se o implante dentário dói. Inclusive, alguns chegam a desistir do procedimento durante um tempo por acreditar que seja algo muito dolorido.

Mas, de maneira geral o implante não provoca dor porque durante a cirurgia o paciente está sedado. Outro detalhe importante que ajuda a não sentir dor é que o osso em que o pino de titânio é instalado possui pouquíssimas inervações.

Além disso, no pós-operatório o paciente toma medicamentos que ajudam a reduzir consideravelmente qualquer possibilidade de dor. Mas, vale lembrar que cada organismo reage de forma diferente.

Se o seu tiver maior sensibilidade à dor, pode ser que sinta algum desconforto, principalmente quando o efeito da anestesia passar. Caso isso ocorra e não passe com os medicamentos recomendados pelo dentista, verifique com ele o que pode fazer para minimizar o desconforto.

Implante dentário precisa de manutenção?

Há pacientes que pensam que basta colocar o implante dentário e próteses e pronto, não precisam mais voltar ao dentista. Mas, não é assim que funciona!

Normalmente, o dentista costuma adotar um protocolo de cuidado e manutenção que exige o retorno do paciente ao consultório para novas consultas.

Por que o profissional faz isso? Para acompanhar o implante e garantir que está em perfeito estado. De modo geral, o dentista recomenda que o paciente retorne ao consultório a cada seis meses no primeiro ano após o implante. A partir do segundo, o retorno é anual.

Essa é a recomendação geral, mas pode ser que seu dentista indique um intervalo maior ou menor de retorno, dependendo do seu caso.

Nessas consultas de retorno e acompanhamento, o dentista faz uma avaliação da saúde bucal do paciente, bem como do estado dos implantes. Também remove as próteses e faz uma limpeza, além de realizar a troca de parafusos, caso seja preciso.

Esse cuidado extra de manutenção no retorno garante a boa durabilidade das próteses e ajuda a evitar que problemas bucais se agravem, o que demandaria tratamentos complexos e caros para solução.

Cuidados pós-implante dentário

Além das consultas de retorno e manutenção, também é necessário que o paciente adote alguns cuidados especiais em relação ao implante, como os que listamos a seguir:

  • Evitar o hábito de roer unha ou abrir objetos com os dentes, o que pode danificar as próteses;
  • Realizar tratamento de bruxismo, caso tenha essa condição, para evitar o desgaste dos dentes;
  • Evitar alimentos muito duros, ácidos ou com muito corante;
  • Realizar escovação sempre após as refeições e passar fio dental;
  • Abandonar o cigarro. A nicotina dificulta a cicatrização óssea e faz com que o paciente se torne mais propenso a infecções. Portanto, cigarro e implante não combinam!

Quanto custa um implante dentário?

Quem quer fazer o procedimento normalmente tem uma dúvida: afinal, quanto custa um implante dentário? Na realidade, o preço do tratamento varia de acordo com diversos fatores, como material utilizado na cirurgia e próteses, entre outros.

Mas, dá para estabelecer um valor médio para o tratamento, que normalmente é de a partir de R$ 3.000,00, se utilizar materiais nacionais. Caso use os importados, o preço sobe.

Para muitos pacientes, o implante dentário tem um preço elevado, mas considere esse tratamento como um investimento na sua saúde bucal e na sua autoestima, que melhora muito após a colocação da prótese.

Por isso, é um tratamento odontológico estético que compensa o investimento, principalmente em longo prazo e se o paciente segue todas as recomendações do dentista, porque as próteses durarão muito mais.

 Implante dentário em Curitiba

Está em busca de implante dentário em Curitiba? A Dental Esthetic Center é o melhor consultório odontológico da região! Não é para menos, afinal, conta com equipe altamente capacitada e especializada para lhe atender, indicar e realizar o tratamento com excelência.

A clínica odontológica segue regras de higiene e biossegurança, bem como utiliza materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta em seus procedimentos odontológicos, garantindo os melhores resultados para seus pacientes.

Aproveite para entrar em contato com a Dental Esthetic Center para agendar uma consulta e conhecer a clínica e toda a sua estrutura!


Leia também:

>>> 6 dicas sobre tratamento odontológico estético que você deve saber

>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.