Blog
Saúde Dental: quais alimentos evitar e quais consumir?
16 de novembro de 2017
Compartilhe:

Saúde Dental: quais alimentos evitar e quais consumir?

Você sabia que a saúde dos seus dentes é influenciada por tudo aquilo que você come? Para uma boa saúde dental não basta apenas o fio dental e a escovação todos os dias. É muito importante também atentar para os tipos de alimentos que você consume no dia a dia.

Assim, no post de hoje vamos dar dicas de alimentos que irão ajudar a fortalecer a sua saúde dental e também os que devem ser evitados, pois acabam prejudicando os dentes.

O que evitar comer?

Você gosta de comer doces? Bom, a notícia ruim é que as bactérias presentes na sua boca também. Não especificamente doces, mas sim o açúcar que esses alimentos contêm. Os carboidratos, moléculas que são a base dos açúcares, acumulam uma placa que cria ambiente propício para o surgimento das cáries. Por ser um fator que conta muito na deterioração dos dentes, o açúcar deve ser consumido com moderação.

Também se deve evitar comer alimentos que possuam um alto nível de acidez, como o limão. A acidez de um alimento pode causar danos ao esmalte do dente. Assim, os refrigerantes, em especial os feitos de cola, devem ficar longe da alimentação diária. Além de contar com elevadas quantidades de açúcar, muitas bebidas gasosas apresentam em sua formulação o ácido fosfórico (H3PO4), que é extremante danoso não apenas para a saúde dos dentes, mas também dos ossos.

O álcool também é algo a ser evitado. Seu abuso, além de ser perigoso para a saúde em geral, prejudica o esmalte dos dentes e as gengivas. Isso porque o álcool, por causar desidratação, diminui a produção de saliva necessária para regular as bactérias presentes na boca.

Quais alimentos melhoram a saúde dental?

como ter dentes mais saudáveis

Quando se fala em uma melhor saúde dental por meio dos alimentos ingeridos, a palavra-chave é o cálcio. Elemento essencial para ter ossos e dentes mais sólidos, o cálcio é encontrado em grandes quantidades no leite e em seus derivados. Queijo, iogurte, requeijão são algumas indicações de fontes de cálcio. Outras fontes de cálcio também são as amêndoas, os brócolis, as nozes, o tofu e o feijão cozido.  A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a ingestão diária de cálcio para um adulto saudável é de 1000 mg.

Outros alimentos a serem consumidos em grandes quantidades para manter e melhorar sua saúde mental são as frutas e os legumes. Mais especificamente, as fibras que esses alimentos contêm ajudam a limpar os ácidos e enzimas presentes na boca e que agridem seus dentes.  Por isso, inclua em sua alimentação verduras como a couve, rúcula, alface, espinafre e acelga. Nos legumes, as indicações são cenouras, abóbora, beterraba e pimentão. Tente também incluir abacate, goiaba, laranja e maçã em sua dieta.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Limpeza dental periódica: conheça o procedimento e a sua importância

>> Pergunte-me: 10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre tratamento odontológico

>> A relação entre o tratamento odontológico e sua autoestima

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.