Blog
Imagem do sorriso de uma mulher com aparelho dentário
30 de junho de 2022
Compartilhe:

Quantos anos ficarei com o aparelho ortodôntico?

Saiba quanto tempo dura um tratamento ortodôntico e descubra quais são os principais tipos de aparelhos disponíveis.

O que você vai encontrar neste artigo:

A correção de dentes tortos possui uma solução conhecida por muitas pessoas: o uso de um aparelho ortodôntico. Porém, nem sempre passar por esse processo é simples ou fácil, o que faz com que surjam muitas dúvidas durante o processo de tratamento, sendo a mais comum qual o tempo de duração do tratamento com o uso do aparelho.

É muito comum que a resposta para essa dúvida seja um “depende”, e isso acontece porque o objetivo final de um tratamento ortodôntico é sempre proporcionar uma boa condição funcional e estética para o paciente. A questão é que para alcançar estes resultados, tudo vai depender do grau do problema a ser corrigido bem como da adesão do paciente ao tratamento.

Depois da avaliação e planejamento do tratamento, o médico dentista irá escolher um de vários caminhos possíveis para fazer o tratamento dental, porém, muitas vezes, o processo pode acabar sendo mais demorado do que o desejado.

Imagem do sorriso de uma mulher com aparelho dentário

Como funciona um tratamento ortodôntico?

Basicamente, um tratamento ortodôntico é feito por meio da movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles. Esta força provoca modificações no ligamento periodontal, o que causa a reabsorção do osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição do osso do outro lado, nas áreas de tensão.

Para aplicar esta força, o dentista pode utilizar diversas opções, que podem variar de paciente para paciente. Atualmente, a correção dos dentes pode ser feita com aparelhos fixos tradicionais e alinhadores móveis ortodônticos.

A principal função do aparelho dental é ser um dispositivo mecânico que irá aplicar determinada força para movimentar a dentição, deixando os dentes na posição desejada.

Quanto tempo o paciente fica com o aparelho?

Como citamos anteriormente, não existe um tempo padrão. Existem inúmeros fatores a serem considerados e usar amigos e conhecidos como parâmetro não é a melhor opção. No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses.

Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.

Dá para acelerar o processo?

Já existem estudos e técnicas que possibilitam acelerar o tratamento ortodôntico. A tecnologia tem possibilitado que o tempo que o paciente fica no consultório seja reduzido, mas sempre levando em consideração que esta redução no tempo não deve prejudicar o tratamento como um todo.

Alguns estudos que vêm sendo desenvolvidos para contribuir para acelerar o processo de correção dos dentes são: osteo-microperfurações, corticotomias, injeções locais de PRP, aparelhos vibratórios e laser de baixa potência estão sendo analisados como técnicas viáveis.

É importante ressaltar que para acelerar a movimentação ortodôntica, é necessário acelerar a resposta biológica à força aplicada ao dente, o que depende do organismo de cada pessoa. Portanto, para diminuir o tempo de tratamento, o melhor caminho é sempre um bom diagnóstico e o planejamento adequado do tratamento, com a aplicação correta das mecânicas.

 

Leia também:

>>> 6 dicas sobre tratamento odontológico estético que você deve saber

Quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos?

O alinhamento dos dentes normalmente é feito com o uso de um aparelho ortodôntico, também chamado de aparelho odontológico. Há uma grande variedade de aparelhos e somente um dentista especializado é capaz de indicar qual a melhor alternativa para seu caso.

A seguir, apresentamos quais são os principais tipos de aparelho odontológico. Conheça quais são e quando seu uso é mais indicado:

Aparelho odontológico fixo

Trata-se da alternativa mais tradicional e conhecida! É o aparelho que possui fios, braquetes e bandas e essa versão pode ser dividida em duas categorias: fixo simples e fixo especial.

O aparelho ortodôntico fixo entrega excelentes resultados de alinhamento dos dentes, costuma ter manutenção descomplicada e preço mais acessível do que demais opções disponíveis no mercado.

A diferença entre o aparelho fixo simples e o fixo especial está no fato deste último ter braquetes transparentes. Por isso, é o mais indicado para quem se preocupa com o fator estético ao usar aparelhos odontológicos. Em alguns casos, o tipo fixo especial pode passar despercebido.

Ainda sobre o aparelho fixo especial, há três opções que o paciente pode utilizar, com variações de material e de preço. Entre elas, destaque para o aparelho fixo especial de policarbonato, que é uma resina plástica. Neste caso, utiliza-se o policarbonato na cor branca.

Já o aparelho odontológico porcelana, que se caracteriza por ter tonalidade branca leitosa e o material não é suscetível à alteração de cor. No entanto, seu preço costuma ser maior do que o de policarbonato.

Outra opção é o aparelho odontológico de safira, que é confeccionado com porcelana monocristalina. O material é semelhante ao vidro, portanto, é transparente. Por isso, mistura-se à cor dos dentes naturais e é quase imperceptível.

Aparelho odontológico invisível

Também chamado de aparelho odontológico transparente, aparelho odontológico móvel e aparelho odontológico estético. Como os próprios nomes indicam, trata-se de uma alternativa que não modifica a estética do sorriso e é praticamente imperceptível.

É o caso do Invisalign, um aparelho ortodôntico que não utiliza fios metálicos e braquetes, mas sim moldeiras removíveis para alinhamento dos dentes. Trata-se de uma alternativa repleta de benefícios.

O principal é o fator estético, pois o aparelho é quase invisível. Além disso, as moldeiras são feitas sob medida para o paciente, resultando em um tratamento ortodôntico personalizado. Como resultado, atende pontualmente suas necessidades, muitas vezes num prazo menor do que o aparelho tradicional fixo.

Imagem Mulher apontando a mão para um aparelho odontológico invisível

Outro benefício é a possibilidade de remover o aparelho, o que faz toda a diferença na higienização. Dessa forma, dá para usar o fio dental sem dificuldade, bem como fazer uma escovação mais eficaz.

No entanto, o aparelho ortodôntico invisível tem um ponto negativo: seu preço é o mais alto em comparação a outras opções. Mas é importante encarar esse custo como um investimento em seu sorriso.

Lembre-se que o aparelho possui mais benefícios e que entrega resultados num prazo menor. Por isso, vale a pena utilizá-lo, principalmente quando se tem uma preocupação maior com a estética do sorriso durante o tratamento e se espera ter resultados rapidamente.

Aparelho odontológico autoligado

Trata-se de um aparelho confeccionado em metal e sem borrachinhas. Neste caso, o fio ortodôntico é preso no braquete. Costuma ser mais discreto do que o fixo simples tradicional.

Além disso, possui outra vantagem, a de ter uma maior efetividade em curto prazo, reduzindo um pouco o tempo de tratamento. Se estiver preocupado com a estética do sorriso durante o tratamento, o aparelho também está disponível nas versões porcelana e safira.

Aparelho odontológico nivelador

Alternativa feita sob medida para o paciente, o que possibilita mais conforto durante o uso. Outra característica é que não possui fios ou braquetes e pode ser removível. Porém, o tempo de tratamento usando essa versão costuma ser maior do que um aparelho fixo ou móvel invisível.

Aparelho reposicionador de mandíbula

Possui como objetivo contribuir para que a mandíbula faça a oclusão numa posição correta. Esse tipo de aparelho é mais indicado para tratamento de transtorno de ATM, que é a disfunção da articulação temporomandibular.

Aparelho contentor móvel

Trata-se de um aparelho que costuma ser usado depois do fim do tratamento com aparelho ortodôntico. Ele tem como função evitar que os dentes se movimentem e retornem à sua posição inicial. Portanto, ajuda a manter os resultados que o paciente teve com o tratamento ortodôntico.

Aparelho extensor palatino

Opção geralmente indicada para pacientes com estrutura de palato reduzida, o que pode influenciar no espaço para nascimento e movimentação dos dentes fixos.

O aparelho expande o arco da mandíbula superior por meio de placas com estruturas metálicas. O dentista responsável pelo caso faz os ajustes necessários para regular a pressão e assegurar o alargamento do palato.

Qual aparelho odontológico usar?

Só há uma maneira de saber qual aparelho odontológico usar: por meio da indicação de um ortodontista. O profissional analisará seu caso e dará opções de uso. Cabe ao paciente escolher o que melhor se adequar às suas expectativas e orçamento.

Imagem de uma mulher sorrindo

Como funciona a manutenção de aparelho odontológico?

Todo paciente que faz tratamento ortodôntico precisa realizar a manutenção de aparelho odontológico. Mas como funciona esse processo? Na realidade, depende do tipo de aparelho que o paciente usa.

Durante a consulta de manutenção, o dentista realiza ajustes no aparelho odontológico, considerando a movimentação que deseja dos dentes e da arcada dentária. Na maioria dos casos, esse ajuste pode ser semanal. Vale ressaltar que essa manutenção é só no caso do aparelho fixo.

Se usar o aparelho móvel invisível, não há manutenção em consultório, somente a troca da moldeira que é entregue pelo dentista. Essa troca deve ocorrer sempre sob supervisão e orientação do dentista de aparelho odontológico, para ter o melhor resultado possível.

Clínica ortodôntica em Curitiba

Está em busca de um profissional para realizar tratamento ortodôntico na capital paranaense? A Dental Esthetic Center é a clínica ortodôntica em Curitiba perfeita para lhe atender, contando com profissionais altamente capacitados e estrutura completa.

Aproveite para agendar uma consulta e realizar o tratamento ortodôntico com um profissional especialista, garantindo um atendimento personalizado e ótimos resultados.

Nosso foco é na qualidade do trabalho e na saúde bucal do paciente, sempre prestando um atendimento personalizado, de modo a garantir sua satisfação. Aproveite para agendar uma consulta e saiba detalhes sobre o tratamento!


Leia também:

>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para o seu sorriso

>>> Clareamento dental: fazê-lo antes ou depois de outros tratamentos?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.