Quais são os alimentos que mais prejudicam os dentes?

 Em Lentes de Contato Dentais
Quais são os alimentos que mais prejudicam os dentes?
Avalie esse artigo

Que o excesso de açúcar faz mal aos dentes todo mundo sabe. O que muitos desconhecem é o fato de que alguns alimentos específicos, aparentemente inocentes, podem causar um enorme estrago na saúde bucal e dental.

A lista de alimentos que prejudicam os dentes é extensa. Conheça, aqui, os principais e confira dicas para consumi-los de forma adequada, sem gerar maiores danos!

conservas saude dental

Alimentos ácidos, como conservas, são vilões da saúde bucal.

 

Conservas

Os picles que acompanham o seu hambúrguer são verdadeiros vilões dos dentes, junto com outros alimentos em conserva. Eles são muito ácidos, o que pode danificar o esmalte do dente e causar sensibilidade.

Quando for consumir conservas, o ideal é ingerir pequenas quantidades. Se quiser evitar esses alimentos, uma boa alternativa é substitui-los por vegetais frescos, que são ricos em nutrientes.

Frutas cítricas

Entram nesta lista a laranja, o limão e o abacaxi. Alimentos com alta acidez podem provocar erosão ácida, levando a desgastes significativos e estimulando o surgimento de cáries, o que demandaria um tratamento odontológico.

A dica é consumir as frutas cítricas com menor frequência e ingerir um copo de água após o consumo. Isto limpará um pouco a acidez da boca e minimizará o risco de prejudicar os dentes.

Café

Um dos inimigos de quem quer ter um sorriso iluminado, o café causa o escurecimento da camada externa dos dentes, levando várias pessoas a procurar um consultório odontológico para clareá-los.

Mas quem é apaixonado por café não precisa parar de consumi-lo. O segredo está em não exagerar na ingestão e visitar periodicamente um dentista para fazer uma limpeza nos dentes. Pigmentos escuros superficiais podem ser removidos com um tratamento de clareamento dental.

LEIA TAMBÉM  5 segredos para ter um sorriso igual ao dos artistas! 

Vinho

Outro vilão dos dentes quando ingerido de forma exagerada. A bebida tem corantes naturais que grudam na placa bacteriana dos dentes, deixando-os manchados.

Quer evitar isso? Procure manter sempre os dentes limpos, fazendo uma escovação eficaz para eliminar essa placa. Assim, quando for consumir o vinho, as chances de ter manchas são reduzidas.

Outra dica é intercalar a ingestão do vinho com a da água, preferencialmente a com gás, que promove uma carbonatação e desprendimento dos corantes da bebida.

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar