Blog
Quais são os alimentos que mais prejudicam os dentes?
22 de dezembro de 2016
Compartilhe:

Quais são os alimentos que mais prejudicam os dentes?

Que o excesso de açúcar faz mal aos dentes todo mundo sabe. O que muitos desconhecem é o fato de que alguns alimentos específicos, aparentemente inocentes, podem causar um enorme estrago na saúde bucal e dental.

A lista de alimentos que prejudicam os dentes é extensa. Conheça, aqui, os principais e confira dicas para consumi-los de forma adequada, sem gerar maiores danos!

conservas saude dental

Alimentos ácidos, como conservas, são vilões da saúde bucal.

 

Conservas

Os picles que acompanham o seu hambúrguer são verdadeiros vilões dos dentes, junto com outros alimentos em conserva. Eles são muito ácidos, o que pode danificar o esmalte do dente e causar sensibilidade.

Quando for consumir conservas, o ideal é ingerir pequenas quantidades. Se quiser evitar esses alimentos, uma boa alternativa é substitui-los por vegetais frescos, que são ricos em nutrientes.

Frutas cítricas

Entram nesta lista a laranja, o limão e o abacaxi. Alimentos com alta acidez podem provocar erosão ácida, levando a desgastes significativos e estimulando o surgimento de cáries, o que demandaria um tratamento odontológico.

A dica é consumir as frutas cítricas com menor frequência e ingerir um copo de água após o consumo. Isto limpará um pouco a acidez da boca e minimizará o risco de prejudicar os dentes.

Café

Um dos inimigos de quem quer ter um sorriso iluminado, o café causa o escurecimento da camada externa dos dentes, levando várias pessoas a procurar um consultório odontológico para clareá-los.

Mas quem é apaixonado por café não precisa parar de consumi-lo. O segredo está em não exagerar na ingestão e visitar periodicamente um dentista para fazer uma limpeza nos dentes. Pigmentos escuros superficiais podem ser removidos com um tratamento de clareamento dental.

Vinho

Outro vilão dos dentes quando ingerido de forma exagerada. A bebida tem corantes naturais que grudam na placa bacteriana dos dentes, deixando-os manchados.

Quer evitar isso? Procure manter sempre os dentes limpos, fazendo uma escovação eficaz para eliminar essa placa. Assim, quando for consumir o vinho, as chances de ter manchas são reduzidas.

Outra dica é intercalar a ingestão do vinho com a da água, preferencialmente a com gás, que promove uma carbonatação e desprendimento dos corantes da bebida.

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.