Preciso ir ao dentista em tempos de pandemia?

 Em Dicas
Preciso ir ao dentista em tempos de pandemia?
Avalie esse artigo

A quarentena estabelecida devido a pandemia do Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mudou completamente a rotina dos brasileiros, que agora precisam evitar aglomerações e dar atenção redobrada relacionadas à higiene pessoal. Isso também se aplica às consultas odontológicas, que tem seguido as determinações do Conselho Regional de Odontologia e Vigilância Sanitária.

Dessa forma, é muito importante que os cuidados com a higiene bucal durante este período sejam redobrados também. O principal motivo para isso é que a saúde oral é fundamental para a manutenção da saúde geral, afinal, a nossa boca é a porta de entrada para várias bactérias e se a higiene não está em dia, as chances de infecções e o desenvolvimento de problemas aumentam.

 

Quais as recomendações de higiene

Segundo as orientações técnicas do Ministério da Saúde e dos órgãos de vigilância sanitária, só se deve buscar atendimento odontológico em caso de urgência ou emergência. Dessa forma, não se deve negligenciar a higiene bucal diária, que é essencial para evitar o surgimento de cárie, gengivite e mau hálito, além de outros problemas mais graves.

A higiene deve ser feita com escova de cerdas macias e creme dental com flúor, e a limpeza entre os dentes requer o fio dental. Lembrando sempre que a escovação deve ser feita sempre ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

 

Cuidados especiais durante a pandemia

Uma das formas de contágio no coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Durante o procedimento odontológico, a exposição a isso de dá de forma muito maior, por isso, se alguém na casa está com os sintomas ou suspeita de infecção, o uso da pasta de dente, sabonete e toalha de rosto precisa ser individualizado. Nesse sentido, também indica-se que as escovas de dente não fiquem no mesmo ambiente.

LEIA TAMBÉM  5 segredos para ter um sorriso igual ao dos artistas! 

Antes de realizar a higiene bucal, é importante lavar bem as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos. Não custa frisar: lavar frequentemente as mãos é uma das principais medidas para conter o vírus.

Evite também colocar as mãos na boca. Estudos recentes mostram que o causador da Covid-19 consegue sobreviver por até três dias em superfícies como plástico e aço. Como as nossas mãos estão em contato com diversas superfícies, é importante redobrar esse cuidado.

 

Como ficam as consultas ao dentista

Como ressaltado pelos órgãos de saúde, as consultas ao dentista devem ser feitas somente em casos de urgência ou emergência. As visitas para procedimentos eletivos devem ser adiadas por precaução.

Durante a pandemia, os tratamentos com fins estéticos, procedimentos ortodônticos que não envolvam traumas, restaurações de dentes assintomáticos, bem como cirurgias eletivas para extração de dentes ou controle de periodontite, devem ser suspensos e só retomados após recomendação do profissional.

Lembrando que os consultórios e clínicas devem seguir rigorosamente as normas de biossegurança para evitar a propagação do coronavírus. Em casos de atendimentos de emergência ou urgência, o profissional deve seguir as medidas preventivas abaixo:

 

  • Isolamento respiratório com uso de máscaras cirúrgicas N95;
  • Uso de avental, touca e luvas descartáveis, bem como óculos de proteção, que deve ser higienizado após cada atendimento;
  • Higiene frequente das mãos, principalmente depois de cada atendimento;
  • Desinfecção de todos os ambientes de trabalho após cada paciente, pois o vírus pode ser transportado em forma de aerossol e sobreviver nas superfícies por mais de nove dias;
  • Cuidados redobrados com o manuseio de modelos e moldes para efetiva desinfecção;
  • Evitar cumprimentar com beijos e apertos de mão;
  • Seguir rigorosamente todos os procedimentos de manuseio para limpeza e esterilização dos instrumentos.
LEIA TAMBÉM  Descubra como a correção do sorriso pode impactar a sua vida

 

Assim, com os devidos cuidados com a saúde bucal e ir ao dentista em casos extremamente urgentes fará com que logo mais seja possível retomar seus tratamentos em odontologia estética. Entre em contato com o profissional que lhe atende e tire suas dúvidas também.

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar