Limpeza Dental periódica: conheça o procedimento e a sua importância!

 Em Dicas, Ortodontia Estética, Reabilitação do Sorriso
Limpeza Dental periódica: conheça o procedimento e a sua importância!
Avalie esse artigo

Escovação, fio dental e enxaguante bucal. Parece ser o suficiente para uma boca saudável e um sorriso lindo? Pois saiba que não é! Mesmo tomando todas as medidas que os odontologistas recomendam para a higiene bucal, os objetos usados em casa não conseguem fazer uma higienização profunda da boca.

Portanto, é essencial que você visite periodicamente um consultório odontológico para que seu dentista realize uma limpeza dental profunda.

Os instrumentos usados na limpeza dental higienizam locais que o fio dental e a escovação não alcançam.

limpeza dental

Os instrumentos usados na limpeza dental higienizam locais que o fio dental e a escovação não alcançam.

Como é feita a limpeza dental em consultório odontológico?

Antes de começar a limpeza dental propriamente dita, há uma avaliação geral da boca do paciente. Só depois disso o dentista passa para a higienização em si:

Tartarectomia

O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma película que geralmente se acumula sobre a superfície dos dentes. Contudo, ele também pode afetar o tecido gengival. Quando não removido, o tártaro pode causar males como cárie e gengivite, além de provocar manchas nos dentes.

Na limpeza dental feita em consultório odontológico, a remoção do tártaro é o primeiro passo do processo. O dentista usa instrumentos específicos para removê-lo, dente por dente, inclusive nos locais onde a escovação e o fio dental não chegam.

Na Dental Esthetic Center, para a retirada de tátaros, utilizamos o Dent Surg, reconhecido como o melhor ultrassom do mercado. Ele é o único que possui pontas de tungstênio revestidas de diamante sintético. Isso significa um maior conforto e precisão durante o procedimento e evita riscos e abrasões na superfície do dente.

LEIA TAMBÉM  Qual a relação entre seu sorriso e sua autoestima?

Jateamento

O jateamento é o segundo passo.Para a retirada de placas e manchas realizamos um jateamento com um pó que tem uma abrasividade controlada e é muito mais efetivo e seguro que os pós de bicarbonato de sódio convencionais. Este pó tem como base a glicina e pode ser utilizado tanto subgengivalmente como sobre a superfície de dentina e do esmalte sem causar dano nem sensibilidade. É um pó desenvolvido pela 3M chamado Clinpro e utilizado nos melhores e mais tecnológicos centros de odontologia do mundo. O tratamento com o Clinpro é mais eficiente do que a instrumentação convencional para a redução de conteúdo bacteriano nas bolsas periodontais.

Escovação completa

Não, você não irá ao consultório odontológico para que o dentista escove seus dentes da mesma maneira como você faz em casa! Caso a escovação seja necessária para a sua limpeza dental, será realizada com um aparelho semelhante a uma escova elétrica doméstica, além de uma pasta de dente especial, disponível apenas no consultório odontológico.

Não, você não irá ao consultório odontológico para que o dentista escove seus dentes da mesma maneira como você faz em casa!

Primeiro, utilizamos uma escova rotatória de procedência americana. Com cerdas transparentes e flexíveis que não são reutilizadas, elas são mais avançadas do que as escovas rotatórias comumente usadas em outras clinicas, que são de nylon preto, rígido, áspero e com corpo de latão.

Também utilizamos uma pasta polidora com exclusividade no Brasil. Com importação diretamente da Alemanha, a dose é única (vem fechada e após aberta e ativada, tem seu uso restrito a 15 minutos) e possui diferentes sabores. Esta pasta contem ACP, um potente agente remineralizador (que pode chegar a ser 25 vezes mais potente que o próprio flúor) e tem uma função de alto polimento da superfície dental.

LEIA TAMBÉM  Mude a sua vida com a reabilitação do sorriso

Aplicação do flúor

A aplicação do flúor funciona para deixar os dentes mais fortes, contribuindo para que você tenha um sorriso lindo! Geralmente aplicado com uma moldeira, ele evita o afinamento do esmalte dos dentes e diminui a vulnerabilidade a cáries.

Um dos nossos diferencia nessa parte do procedimento é o uso do halitizador/bochechador que contém Gantrez e Clorexidina. Além de proporcionar um sabor final ao procedimento, o paciente tem garantida uma boca saudável por mais tempo.

Por que não deixar de fazer a limpeza dental?

A limpeza dental profunda, feita em consultório odontológico, é essencial para que você mantenha um sorriso lindo: o acúmulo de tártaro pode causar sérias doenças bucais, que prejudicam a estética do sorriso. Elas podem demandar tratamentos demorados e custosos, assim, é melhor prevenir que remediar!

Para as pessoas que possuem lentes de contato dentais, próteses e facetas também é muito importante realizar limpezas periódicas. E a Dental Esthetic Center possui um procedimento de limpeza diferenciado. Polidores com pó ultrafino de diamante garante a manutenção do espelhamento, além de garantir um brilho e uma durabilidade maior e por mais tempo.

 

Por que fazer sua limpeza dental na Dental Esthetic Center?

  • Realizamos o procedimento com mateias tecnologicamente avançados, que você não encontra em outras clínicas.
  • Também ao contrário de clínicas convencionais, todos os instrumentos utilizados durante o procedimento são 100% descartáveis após o uso.
  • Tudo realizado com materiais esterilizados nos sistemas mais confiáveis do mundo.
  • Para o jateamento, utilizamos um produto especial que apresenta um desempenho muito maior que o bicarbonato de sódio utilizado convencionalmente nesse tipo de processo.
  • Somos consultores e idealizadores de pontas e materiais da CVDentus, a maior empresa da América Latina em ultrassom para uso odontológico.
LEIA TAMBÉM  Ortodontia estética: gasto ou investimento?

De quanto em quanto tempo devo visitar um consultório odontológico para realizar uma limpeza dental?

limpeza dental com aparelho ortodontico

Quem usa aparelho ortodôntico deve fazer a limpeza dental com mais frequência.

De modo geral, recomenda-se a visita a um consultório odontológico a cada seis meses para uma limpeza dental completa.

Contudo, em alguns casos específicos, recomenda-se consultas mais frequentes. Se você usa aparelho ortodôntico, por exemplo, sabe como ele dificulta a higienização. Assim, é interessante que você faça a limpeza dental com mais frequência. O mesmo acontece com pacientes que têm gengivite: o tratamento exige uma higienização bucal mais rigorosa.

Não deixe de agendar um procedimento de limpeza conosco. Os materiais utilizados na Dental Esthetic Center são individualizados e 100% descartáveis. Além disso, nosso procedimento é o único a oferecer o que há de mais moderno no mercado odontológico.

 

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar