Blog
Odontologia Digital
20 de setembro de 2023
Compartilhe:

O que é e como funciona a odontologia digital?

Confira o que é a odontologia digital, como funciona, quais benefícios proporciona para o paciente, entre outros detalhes neste guia!

O que você vai encontrar neste artigo:

A odontologia tradicional utiliza meios manuais para o tratamento da boca e dentes, como já estamos acostumados a ver pelos tratamentos que comumente podemos passar. No entanto, com a odontologia digital esses mesmos procedimentos ganharam um upgrade.

Aqui na Dental Esthetic Center, por exemplo, possuímos o 3Shape Trios, que permite um estudo avançado da região bucal. Porém, existem outras tecnologias aplicáveis à odontologia.

A seguir, apresentamos algumas das principais, bem como detalhes sobre a odontologia digital. Vamos conhecer melhor esse tipo de tratamento dentário? Continue a leitura e descubra!

Odontologia Digital

O que é odontologia digital?

A odontologia digital utiliza-se de meios digitais, tecnologias ou componentes baseados em computador para aprimorar o atendimento ao paciente. De maneira resumida, significa que usa a tecnologia para otimização de tratamentos odontológicos.

Mas como a odontologia digital funciona? Simples: ela elimina procedimentos tradicionais e arcaicos, permitindo que o profissional dentista ofereça um processo de tratamento muito mais eficaz, preciso, automatizado e confortável ao paciente.

Um exemplo claro disso é o uso de laser odontológico para remoção de próteses como as facetas de porcelana. Essa tecnologia possibilita a retirada sem uso de brocas e dá rapidez ao processo, tornando-o mais confortável.

Vale ressaltar que existem diversas tecnologias aplicáveis à odontologia. Uma das principais é o 3Shape Trios, que veio para revolucionar o segmento, e a Dental Esthetic Center é pioneira no uso do equipamento!

O que é o 3Shape Trios?

Trata-se de uma tecnologia que se encaixa na odontologia digital por permitir o escaneamento da parte interna da boca de forma precisa, abrangendo dentes, arcada dentária e gengiva.

O 3Shape Trios é uma tecnologia nova que possibilita a dentistas, protéticos e outros profissionais da área uma análise intraoral dos pacientes com muito mais qualidade. 

É uma inovação que veio para ficar! Um software de ortodontia como esse traz benefícios gigantescos para os pacientes e aos profissionais da área que buscam encontrar soluções para problemas nem sempre fáceis de identificar.

Como funciona o 3Shape Trios

Nesta técnica, existem três modelos: o Trios Standard, que realiza imagens em preto e branco, o Trios Color e o Trios 3, o qual permite a digitalização de imagens coloridas em 2D e 3D — modelo este utilizado na Dental Esthetic Center.

Vale lembrar que, como toda tecnologia, o 3Shape Trios passa por atualizações, portanto, vão surgindo novas versões. Atualmente, o equipamento de scanner é muito mais ergonômico e oferece uma experiência de escaneamento facilitada.

Com o uso dessas tecnologias, os processos de radiografia ou que necessitam que o paciente mordesse moldes de gesso e ficasse muito tempo com a boca aberta já podem ser minimizados com o scanner intraoral 3D.

O scanner faz a leitura digital da boca por dentro, transformando-a em imagens digitalizadas, as quais podem ser usadas para trabalhar em tratamentos ou para comparar com outros arquivos, conferindo a evolução do caso.

A tecnologia envolve o uso de um scanner com diferentes ponteiras, que é inserido na boca do paciente para captar as imagens, que são enviadas ao computador e exibidas na tela. O processo é rápido, indolor e cômodo ao paciente e dentista.

É desse modo que a odontológica digital pode ter conhecimento de como é a mordida do paciente, como resolver problemas e ainda facilita a criação de moldes e próteses, em caso de necessidade.

Também é possível para o profissional criar um planejamento digital do sorriso, podendo explicar com clareza sobre os problemas e as opções de tratamento, colocando a saúde bucal em primeiro lugar.

O 3Shape Trios é aplicado em diferentes áreas de atuação na odontologia, como as que indicamos a seguir:

  • Trabalhos protéticos;
  • Planejamento de mudanças de sorriso, facetas e lentes de contato dental;
  • Obtenção de modelos digitais sem necessidade de realizar moldagem;
  • Conferência e acerto oclusal;
  • Próteses sobre implantes;
  • Ortodontia;
  • Laboratório.

Outros tipos de tecnologia digital odontológica

Além do 3Shape Trios, há uma série de técnicas de diagnóstico e tratamento com o uso da tecnologia para tirar o melhor proveito da consulta. Conheça mais sobre algumas opções abaixo:

1. Radiografia digital

Trata-se de uma tecnologia na odontologia que utiliza sensores digitais que permitem uma visualização geral ou focada dos dentes. Isso viabiliza que o dentista faça uma varredura da boca enquanto o paciente aguarda sentado na cadeira.

Essa técnica emite cerca de 70% menos radiações do que os raios-x tradicionais. Portanto, é bem mais ecológica e segura, tanto ao paciente quanto ao dentista. Além disso, é ágil, oferece resultados precisos e otimiza o tempo de consulta.

2. Câmeras intraorais

Permite que dentistas tenham imagens claras e precisas da boca. As câmeras intraorais podem ampliar imagens na tela do computador ao mesmo tempo do procedimento. 

Além de ser mais fácil para o paciente entender o que está acontecendo, melhora o acompanhamento do tratamento. A câmera intraoral traz uma visão detalhada de áreas mais difíceis de se ver, auxiliando na identificação de problemas como um dente quebrado.

3. Lasers

Os lasers são poderosos aliados na odonto digital e dos pacientes. Um dos mais modernos do segmento é o LiteTouch, que é um laser israelense que evita a anestesia tradicional, realizando tratamentos sem dor.

Além disso, viabiliza a realização de tratamentos sem o barulho clássico do motorzinho, transformando a experiência do paciente, principalmente daqueles que têm medo do dentista.

O LiteTouch é um laser Er:YAG que possui frequência para interagir com todos os tecidos que têm água ou hidroxiapatita. Isso possibilita que os pacientes recebam tratamentos sem anestesia e sem dor. Outro benefício é que não se danifica tecidos saudáveis e o paciente garante um pós-operatório mais rápido.

4. Cirurgia guiada

Trata-se de uma tecnologia normalmente utilizada por profissionais que atuam na área de implantologia. Ela funciona da seguinte forma: antes da cirurgia, faz-se um molde por meio de um software, obtendo dados que são encaminhados para confecção de um guia.

Antes do procedimento, o guia é fixado na gengiva do paciente, servindo como orientação para perfurações pequenas. Assim, evita-se incisões extensas, de modo a tornar a cirurgia menos invasiva. Além disso, reduz machucados e sangramentos, bem como torna o pós-operatório mais simples e rápido.

5. Membrana L-PRF – fibrina rica em plaquetas e leucócitos

A membrana L-PRF também é chamada de fibrina rica em plaquetas e leucócitos. Trata-se de um enxerto autólogo que é obtido por centrifugação controlada do plasma do sangue do paciente, passando por uma ativação em gel de fibrina.

É uma tecnologia com uso específico na implantodontia, regeneração óssea, processos de cicatrização, cirurgias pré-implanteres, entre outros casos aplicáveis.

Vale citar que essas são somente algumas das tecnologias utilizadas pela odontologia digital. Há outras que podem ser aplicadas desde o tratamento clínico, passando pelo planejamento digital odontologia até a estética dental.

Leia também:

>>> Por que um sorriso perfeito pode mudar a sua vida?

Benefícios da odontologia digital

O uso da tecnologia na odontologia traz novas técnicas para o desenvolvimento de tratamentos e vantagens para o próprio paciente. Seja pela precisão, custo ou experiência num todo.

Mas quais são os benefícios da odontologia digital, especificamente? A seguir, apresentamos alguns dos que mais se destacam. Confira quais são e veja o que é possível garantir ao investir nessa tendência em consultórios e tratamentos odontológicos:

1. Diagnóstico preciso e rápido

Com o uso da odontologia digital, o dentista pode identificar, diagnosticar e tratar doenças bucais com muito mais precisão e em estágios iniciais. Diferente de imagens de radiografias tradicionais, as digitais podem ser aumentadas, facilitando a rapidez e exatidão do diagnóstico.

Isso é um diferencial em etapas iniciais de tratamentos, podendo realizar um planejamento personalizado e mais eficaz, que entregue os melhores resultados possíveis ao paciente.

2. Menos tempo, menos custo

Em vez de esperar dias por um laboratório na criação de restauração, imagens e moldes, com a odontologia digital o tratamento dentário é mais rápido e preciso. Assim, traz consigo uma redução considerável do tempo gasto e dos custos.

Ao utilizar a tecnologia, é possível acelerar o início do tratamento, de modo a evitar possíveis complicações em casos de doenças específicas. Além disso, a precisão entregue pela odontologia digital ajuda a reduzir custos com o tratamento.

O uso da tecnologia permite realizar um planejamento adequado, com melhor uso de recursos e materiais, atendendo plenamente a necessidade do paciente sem ter custos desnecessários.

3. Experiência aprimorada

Sabe aqueles materiais desconfortáveis de moldagem que precisam ser mordidos para poder começar um tratamento? Pois pode esquecer! A odontologia digital permitiu que os dentistas reduzissem o uso desses materiais.

No lugar, o profissional pode facilmente escanear seus dentes, o que evitará que você morda o material de impressão ou precise inserir moldeiras na boca. Assim, todo o processo é muito mais confortável e rápido de ser realizado.

Não é somente no caso dos moldes que se aprimorou a experiência do paciente. Ela também melhorou expressivamente no caso de tratamentos ortodônticos, conseguindo maior precisão no uso de aparelhos e alinhamento dos dentes.

O paciente ainda pode realizar tratamentos de dentística, periodontia, estéticos, entre outros, usando tecnologias como o laser LiteTouch, que torna os procedimentos mais seguros, rápidos e tudo isso sem dor.

4. Aprimoramento na comunicação

A imagem e dados digitais tornam melhor a comunicação entre o dentista e os demais profissionais e laboratórios dentários — o que pode acontecer, inclusive, enquanto o paciente estiver no consultório.

As impressões de dentes 3D, aliás, podem ser enviadas para análise de forma instantânea sobre procedimentos e restaurações que estão em planejamento. 

Ou seja, caso precise, o paciente não necessitará mais andar por aí com o diagnóstico em mão — sem contar que ele próprio terá o acesso ao arquivo digital por meio de um computador ou celular.

Essa facilidade torna a odontologia digital muito mais prática e tira a necessidade de arquivos, fichas de papel, diagnósticos impressos, desenhos e chapas. A tecnologia aqui permite o armazenamento das informações de maneira organizada, evitando a perda ou extravio desses documentos.

5. Previsibilidade em tratamentos

A odontologia digital torna os tratamentos odontológicos mais previsíveis, portanto, o paciente sabe o que será feito, em quanto tempo terá o resultado que deseja e consegue ter uma ideia do resultado final por meio da imagem gerada pela tecnologia. 

6. Personalização do tratamento odontológico

Outro benefício importante da odontologia digital é a possibilidade de personalização do tratamento. A tecnologia permite a criação de próteses individualizadas, que têm encaixe perfeito na boca do paciente, garantindo um visual harmônico e natural, seja no formato ou na cor.

Portanto, se sua preocupação, principalmente quando se faz um tratamento estético, é evitar resultados artificiais, com tecnologia na odontologia é possível garantir isso, personalizando os procedimentos e próteses.

consultório odontológico

Odontologia digital no Brasil

As vantagens da odontologia digital são imensas quando comparadas ao modelo tradicional, trazendo benefícios pontuais para dentistas e pacientes em diferentes abordagens.

Quando se fala nesse processo, a Dental Esthetic Center é pioneira, sendo a primeira clínica de odontologia de Curitiba a possuir o 3Shape Trios. A tecnologia chegou aqui graças ao Dr. Rogério Marcondes, que lidera a equipe de dentista Curitiba da clínica e é referência em estética odontológica. 

Tornando-se referência no sul do Brasil, a Dental Esthetic Center usa a odontologia digital com precisão, respeito e compromisso com a modernidade. Ainda mais agora, com o scanner intraoral 3D.

Além do 3Shape Trios, a Dental Esthetic Center também conta com o laser israelense odontológico que permite a dessensibilização dentária sem anestesia, bem como a realização de tratamentos sem dor.

Também possui o sistema de esterilização israelense Tuttnauer e foi a primeira clínica no Brasil a usar o sistema antiviral Nano Protect, demonstrando seu compromisso com a alta tecnologia.

A Dental Esthetic Center aplica a tecnologia em diversos tratamentos, como o implante dentário em Curitiba, facetas de porcelana, ortodontia estética, entre outros. Sempre garantindo os melhores resultados e uma experiência excepcional para o paciente, com maior conforto e rapidez no tratamento.

Se você está procurando um tratamento dental com as soluções acertadas, confira mais sobre a odontologia digital em Curitiba com a Dental Esthetic Center e agende uma consulta com um de nossos especialistas!


Leia também:

>>> O que é Recontorno Estético?

>>> Descubra a importância e benefícios do sorriso para a vida

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.