Blog
Mulher sorrindo
3 de maio de 2023
Compartilhe:

O que é Recontorno Estético?

Saiba quais são os benefícios do recontorno estético dental e como funciona essa opção de tratamento odontológico.

O que você vai encontrar neste artigo:

Quando você se olha no espelho e sorri, você gosta do que vê? Ter o sorriso perfeito é muito mais do que estética. É autoestima, é autocuidado e, principalmente, é o seu cartão de visitas. 

Com o passar do tempo é natural que os dentes acabem escurecendo, ficando amarelados, desgastados ou apresentando qualquer outro tipo de imperfeição. O recontorno estético dental é um procedimento que visa deixar o sorriso mais harmonioso e bonito, eliminando esses problemas.

Aqui, você confere tudo o que precisa saber sobre o recontorno estético dental. Vamos nessa?

Mulher sorrindo

Recontorno estético dental: o que é?

O recontorno estético dental é um tratamento odontológico que procura corrigir as imperfeições dos dentes. O procedimento corrige desgastes, espaços, desproporcionalidades e também melhora a cor dos dentes, deixando-os menos amarelados. 

Trata-se de um procedimento de odontologia estética que ajuda a conquistar o sorriso perfeito, com dentes alinhados e com cor uniforme. 

Quem pode fazer o tratamento odontológico estético?

Pessoas que desejam corrigir desgastes dos dentes naturais, alterações na curvatura e formato. O tratamento de recontorno dental também é indicado para corrigir sorrisos desproporcionais, devido a problemas na altura e largura dos dentes.

É indicado para pessoas adultas, que já passaram por todo o desenvolvimento dental naturalmente (não possuem dentes de leite). Além disso, é um tratamento destinado para quem está com a saúde bucal em dia.

Se houver algum outro problema inerente à saúde bucal, como cáries, gengivite ou periodontite, a indicação é que primeiro faça o tratamento odontológico para eliminá-lo e depois prossiga para os procedimentos estéticos.

Recontorno estético dental: para que serve?

O tratamento faz parte da odontologia estética e tem a finalidade de deixar o sorriso perfeito. Corrige imperfeições, seja desgaste dos dentes ou sua coloração. São ajustados a cor, contorno, forma e posição dos dentes. Pode ser feito com resina ou porcelana, sendo que em cada caso o profissional poderá recomendar um material ou outro.

É indicado para vários casos, como má formação dentária, traumas ou o escurecimento fisiopatológico dental. No geral, esse tratamento odontológico melhora a aparência do sorriso, o que eleva a autoestima.

Entre as queixas mais comuns em clínicas odontológicas Curitiba está a desproporcionalidade dos dentes, ou seja, problemas na altura e largura. Como são diferentes, resultam em um sorriso torto e desproporcional. Realizar o recontorno estético dental torna o sorriso mais harmonioso, já que deixará todos os dentes em um tamanho e altura proporcionais.

Benefícios e vantagens do recontorno estético dental

A grande vantagem e principal objetivo de quem procura esse tipo de tratamento odontológico é a melhora na aparência do sorriso. Mas além disso, existem outros benefícios. A seguir, você confere quais são os principais:

Conquista do sorriso perfeito

Com o recontorno estético dental, você finalmente pode conquistar o tão sonhado sorriso perfeito, com cor uniforme e dentes alinhados. É um tratamento altamente eficiente, que entrega excelentes resultados se realizado por um profissional capacitado.

Melhora da autoestima

Quando se tem dentes irregulares no formato e na cor, é comum enfrentar baixa autoestima. No entanto, não precisa passar por isso para sempre! O recontorno estético dental corrige esses problemas e ajuda a retomar sua autoestima! 

Além disso, melhora sua sociabilidade, o que causa impactos positivos em suas relações pessoais e de trabalho, tendo maior desenvoltura para se comunicar. Por isso, é um investimento que vale muito a pena!

Menor tempo de conclusão

Um dos principais diferenciais do recontorno estético em resina ou porcelana é que se trata de um procedimento que fica pronto em menos tempo do que outros tratamentos odontológicos. 

Portanto, é a melhor solução para quem quer conquistar o sorriso perfeito em curto prazo, sem realizar tratamentos estéticos que se estendem por vários meses.

Resultado duradouro

Outro diferencial importante do procedimento é que ele entrega um resultado duradouro. Logo, seu sorriso ficará incrível por muito tempo, principalmente se seguir as recomendações de seu dentista.

Excelente custo-benefício

O procedimento de odontologia estética possui excelente custo-benefício. Ele melhora seu sorriso e tem resultado duradouro, compensando o investimento.

Basicamente, é a solução ideal para um sorriso perfeito. Irá alinhar os dentes, deixando o sorriso bonito. Corrige o tom amarelado e o desgaste natural, melhorando a aparência dos dentes de forma rápida.

Tudo isso de forma duradoura, portanto, terá resultados em longo prazo, sobretudo se mantiver os cuidados indicados pelo dentista. Portanto, é um investimento em si que vale muito a pena.

Leia também:

>>> Descubra a importância e benefícios do sorriso para a vida

Como é o procedimento e quais são os cuidados necessários

O tratamento pode ser feito com porcelana ou resina, dependendo do caso e do objetivo. A primeira coisa a se fazer é ir até uma boa clínica odontológica Curitiba, como a Dental Esthetic Center, para uma avaliação com um profissional especialista em estética.

Essa etapa é importante, pois os especialistas em odontologia estética estudam muito mais do que apenas os cuidados com os dentes. É preciso saber os aspectos estéticos como o formato do rosto, afinal, isso influencia consideravelmente na hora de deixar o sorriso perfeito e harmonioso.

Após a avaliação, o profissional irá recomendar a linha de tratamento a seguir, bem como outros procedimentos que poderão contribuir com o resultado final. Os tratamentos que podem ser realizados junto com o recontorno estético dental são: 

Limpezas

Possui como finalidade a remoção do tártaro e da placa bacteriana. São problemas que prejudicam a estética e a saúde dos dentes, podendo levar a problemas mais sérios, como a gengivite e a periodontite.

Clareamento dental

Quando o dente está com manchas ou cor amarelada mais intensa, o clareamento dental entra na lista de tratamentos para corrigir essas imperfeições, garantindo o melhor resultado ao sorriso, deixando-o iluminado.

Existe a possibilidade de realizar o tratamento em casa ou em consultório. Este último pode envolver o uso de laser e entrega resultados em curto prazo. Por isso, costuma ser a melhor opção para quem tem pressa em ver os dentes mais claros.

Restauração dentária

Tratamento odontológico que tem como finalidade corrigir problemas de formato e função dos dentes naturais. A restauração recupera a aparência dos dentes, bem como diminui o risco de ter outras complicações de saúde bucal.

Correções de posição e angulação dos dentes

Podem ser feitas por meio do uso de aparelhos ortodônticos. O tempo de uso deles dependerá do caso do paciente, mas é uma alternativa de tratamento que compensa por entregar excelentes resultados.

Em casos específicos, podem ser indicados outros tratamentos odontológicos, tudo depende do caso do paciente. Inclusive, pode ser feito por mais de um profissional de outra área da odontologia, de acordo com o tipo de tratamento que for realizado.

O recontorno estético dental é feito na clínica! Não há necessidade de muitos preparos ou cuidados após a finalização. No entanto, recomenda-se, principalmente no pós-imediato, não consumir alimentos ou bebidas que tenham corantes ou que causam manchas, como café, refrigerantes e outros.

Todos os cuidados do antes e depois serão explicados pelo profissional responsável pelo procedimento. Lembre-se de que cada caso é um caso e, consequentemente, os cuidados podem variar um pouco entre os pacientes, de acordo com a sua situação.

Durante o tratamento é aplicado um gel dessensibilizante para prevenir a hipersensibilidade. O tratamento não deixa os dentes frágeis, desgastados ou sensíveis. 

É aplicada resina ou porcelana para as correções e o resultado é natural. O procedimento envolve etapas para deixar o sorriso mais próximo do natural possível, incluindo estrias dos dentes e as marcações que possam vir a ter.

Por isso, se sua preocupação é não ter um resultado artificial, com o recontorno dental não há esse problema se ele for realizado por um dentista especializado, é claro!

Quais são os resultados do recontorno dental?

Espera-se um sorriso alinhado, com correção de problemas de altura e formato dos dentes. Também há a alteração da cor dos dentes, que ficam mais iluminados, sem manchas ou tonalidades amareladas.

Quanto custa o recontorno estético dental?

Não existe um preço único que se aplica a todos os pacientes, porque o valor total varia de acordo com cada caso. Lembre-se de que o recontorno estético dental envolve um conjunto de tratamentos odontológicos. Portanto, quanto menos procedimentos precisar, mais barato o tratamento e vice-versa.

É importante ressaltar que o recontorno estético dental pode, em alguns casos, ter preço um pouco mais elevado, mas o custo-benefício do tratamento compensa, pois é melhor. Isso deixa o procedimento muito mais atrativo.

Encare o custo total como um investimento em sua saúde bucal, bem como na retomada de sua autoestima. Vale lembrar que além de proporcionar essas melhorias, o tratamento também compensa porque possui longa durabilidade.

Se seguir os cuidados do dentista, conseguirá manter os resultados do procedimento por vários anos, compensando em longo prazo.

Imagem de uma mulher sorrindo

Como escolher um dentista para fazer o tratamento?

Quer garantir o melhor resultado possível ao realizar o recontorno estético dental? Então, é importante saber escolher um bom dentista! Para isso, você deve seguir algumas dicas!

A primeira delas é pesquisar por dentistas capacitados e que tenham registro ativo no Conselho Regional de Odontologia de sua cidade. Também dê preferência para dentistas que se atualizam constantemente na área, para garantir um tratamento moderno, com técnicas que entregam um excelente resultado.

Outra dica é que visite a clínica odontológica antes de fechar ou iniciar qualquer tratamento. Dessa forma, é possível verificar se as instalações são modernas e se o local é limpo, oferecendo o cuidado necessário para realizar os procedimentos com segurança.

Por último, mas não menos importante, está a análise do custo total do tratamento. Desconfie de valores muito baixos, sobretudo em comparação ao que é praticado pelo mercado.

Nesse caso, há uma grande chance de ter um resultado de qualidade inferior, com baixa durabilidade. Inclusive, pode ser que precise refazer algum procedimento, tendo novos gastos. Portanto, o barato pode sair caro. Invista em sua saúde bucal e em seu sorriso realizando o procedimento em uma boa clínica odontológica.

Clínica odontológica em Curitiba 

A Dental Esthetic Center é a clínica odontológica Curitiba perfeita para te atender! Temos uma estrutura moderna e profissionais altamente capacitados e atualizados, para te garantir a melhor experiência e os melhores resultados com o tratamento de recontorno estético dental e outros.

A clínica conta com equipamentos de última geração, que são manipulados por profissionais em constante aprimoramento e atualização. Aproveite para agendar sua consulta e faça uma avaliação!


Leia também:

>>> Dicas para melhorar a estética dos dentes

>>> A relação entre o tratamento odontológico e sua autoestima

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.