Blog
13 de setembro de 2023
Compartilhe:

Gengiva retraída: o que é? Quais as causas? Como resolver?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre gengiva retraída neste guia completo sobre essa condição, que é comum entre os pacientes.

O que você vai encontrar neste artigo:

A gengiva retraída é um problema que pode trazer uma série de complicações para o paciente, principalmente quando não recebe o tratamento adequado.

Quando o tecido gengival se retrai, a raiz dos dentes fica exposta, o que causa, entre outras coisas, a desarmonia do sorriso, baixando a autoestima do paciente.

Contudo, neste caso, as consequências não são apenas estéticas: a condição pode comprometer a saúde bucal. Alguns dos outros sintomas da retração gengival são a maior sensibilidade e o mau hálito.

Além disso, pessoas com gengiva retraída são mais propícias a desenvolver inflamação nesse tecido, ou seja, a famosa gengivite. A doença é séria e, quando não é tratada, pode causar a periodontite e a perda dentária.

Aqui, você confere tudo o que precisa saber sobre gengiva retraída, com informações sobre causas e possibilidades de tratamento. Continue a leitura e descubra!

O que é a gengiva retraída?

Trata-se de uma condição que se caracteriza pelo baixo nível da gengiva, deixando a raiz do dente exposta. Quando há retração do tecido, tem-se a impressão de dentes mais alongados.

É um problema comum, que pode atingir homens e mulheres, independentemente da idade. Demanda tratamento odontológico e acompanhamento por um especialista, para evitar complicações.

O que causa a gengiva retraída?

A gengiva retraída pode ter várias causas, sendo necessário avaliar o paciente para identificar o que provocou esse problema. A seguir, indicamos o que pode levar à retração do tecido:

1. Fator genético

A condição tem um importante fator genético: em algumas pessoas, o tecido gengival é pouco, muito fino, ou, simplesmente, insuficiente. Caso os seus pais tenham o problema, você tem boas chances de apresentá-lo também. Se for seu caso, não há o que fazer. 

2. Dentição mal posicionada

Dentes em posições incorretas também podem fazer com que a gengiva se retraia. Quando a dentição está mal posicionada, há uma força excessiva sobre ela, o que pode causar a retração gengival. 

Para evitar o problema, indica-se o tratamento com aparelho ortodôntico o quanto antes. Afinal, dentes na posição correta não sofrem pressão excessiva, muito menos retração do tecido.

3. Trauma durante a escovação

Escovar os dentes com mais força que o necessário lesiona a gengiva e faz com que ela se retraia. Evitar este problema é simples: não use escovas macias demais. 

As escovas com cerdas um pouco mais duras fazem com que você exerça menos pressão sobre os dentes – exatamente a pressão necessária para a limpeza.

4. Má higienização

A falta de escovação e o não uso do fio dental também são fatores de risco para a gengiva retraída. Isto acontece, pois a má higienização causa a formação de placa bacteriana nos dentes. Consequentemente, a gengiva se retrai.

5. Doenças periodontais

As doenças periodontais também são causas da gengiva retraída, deixando os dentes com hipersensibilidade e com aparência alongada. São duas as doenças: a gengivite e a periodontite.

A gengivite é uma inflamação na gengiva e é causada pela falta de higienização ou uma escovação feita de maneira inadequada. Trata-se de uma doença silenciosa, que normalmente não gera sintomas. Por isso, o paciente demora para identificá-la e é justamente aí que está o problema.

Quando a gengivite não é diagnosticada e tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, que é uma inflamação do periodonto (tecidos de sustentação do dente). Nessa fase, a doença se torna mais grave, com possibilidade de perda de massa óssea dental e do dente natural.

Em ambos os casos de doenças periodontais, o paciente pode ter retração da gengiva. O ideal é consultar um dentista, para verificar se o problema está associado a alguma dessas enfermidades.

Leia também:

>>> Descubra a importância e benefícios do sorriso para a vida

Quais são os principais sintomas da gengiva retraída?

O paciente com gengiva retraída costuma apresentar sintomas e sinais específicos do problema. A seguir, você descobre quais são os mais recorrentes:

  • Hipersensibilidade nos dentes, sobretudo ao ingerir bebidas e alimentos frios ou ácidos;
  • Exposição da raiz dos dentes, garantindo um visual de alongamento, como se fossem maiores;
  • Mau hálito;
  • Dor de dente, sobretudo ao contato com as cerdas da escova. Também pode ser um sintoma intermitente, cessando após alguns minutos ou segundos.

É importante salientar que se a causa da retração do tecido for alguma doença, provavelmente o paciente terá sintomas associados. Por exemplo, suponha que o fator gerador seja a periodontite. 

Nesse caso, o paciente pode apresentar retração gengival, bem como sangramento na gengiva, mobilidade dos dentes, gengiva inchada e avermelhada, entre outros.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo dentista, por meio da avaliação clínica do paciente, identificando a exposição da raiz do dente. Também envolve a verificação da vitalidade, por indução da dor com a redução da temperatura no local. 

O dentista também pode solicitar que o paciente faça exames de imagem para complementar e dar maior precisão ao diagnóstico, como o radiográfico.

Há tratamento para gengiva retraída?

Quando a gengiva começa a se retrair, não há o que fazer: a retração gengival é um processo irreversível. Contudo, um dentista pode te indicar hábitos e tratamentos que retardam o desenvolvimento do problema.

E quais as opções de tratamento para gengiva retraída? A seguir, apresentamos algumas das principais! Descubra quais são:

1. Raspagem e alisamento radicular

Tais tratamentos são indicados quando a retração gengival tem como causa uma doença periodontal. Os procedimentos removem a placa bacteriana / tártaro endurecido que está na linha da gengiva.

Isso ajuda a eliminar a causa da retração, retardando seu avanço. Além disso, evita eventuais complicações associadas à doença. No entanto, não impede que o problema volte a acontecer, por isso é importante escovar os dentes e consultar seu dentista regularmente.

2. Restauração com resina

Também existe a possibilidade de fazer a restauração com resina para cobrir a raiz dentária. A resina protege essa parte do dente contra desgastes, bem como elimina a possibilidade de acúmulo de placa bacteriana. Assim, evita-se doenças como a gengivite e a periodontite.

3. Cirurgia gengival

cirurgia na gengiva é uma das principais possibilidades de tratamento. Caso você sofra com a hipersensibilidade do dente ou com o visual da gengiva retraída, causando-lhe incômodo, você pode ser um candidato a esse tratamento.

O procedimento pode ser realizado de duas formas: o paciente receber um enxerto gengival ou a gengiva existente pode ser reposicionada, de modo que cubra adequadamente a raiz dos dentes.

Em casos mais severos, nos quais houve perda óssea dental, pode ser necessário que o dentista realize um enxerto ósseo para compensá-la. Nestas situações, o enxerto é essencial para o sucesso da cirurgia na gengiva.

Contudo, como a gengiva retraída é um processo irreversível, após algum tempo pode ser necessário um novo procedimento. Mas, mesmo assim, vale a pena investir na cirurgia na gengiva: seus resultados durarão alguns anos!

4. Tratamento ortodôntico

Se a retração estiver associada à dentição mal posicionada, o tratamento ortodôntico, com uso de aparelho, é o mais indicado para correção, conseguindo retardar o problema. 

O que acontece se não tratar?

Quando o paciente não trata a retração gengival, ele pode passar por algumas complicações porque a raiz do dente fica exposta por muito tempo. Confira o que pode acontecer:

  • Ter dor e sensibilidade dentária, que pode aumentar com o passar do tempo;
  • Mau hálito de forma frequente;
  • Desgaste progressivo da raiz do dente;
  • Risco aumentado de acúmulo de tártaro e, consequentemente, de gengivite e periodontite;
  • Dificuldade para remoção da placa bacteriana;
  • Risco aumentado de cáries, assim como da fratura da raiz do dente.

Como prevenir a retração da gengiva?

A melhor forma de prevenção é evitar a causa da retração gengival. Se a sua for por um fator genético, não há o que fazer. Caso o problema esteja associado a uma dentição mal posicionada, indica-se que faça o tratamento ortodôntico o quanto antes.

Também é importante que faça a escovação corretamente e use o fio dental para remoção de restos de alimentos. Desse modo, evitará doenças periodontais que podem levar à retração da gengiva.

Ao fazer a escovação, é muito importante que não force ou pese a mão. Isso aumenta o risco de lesão na gengiva, fazendo com que se retraia. 

E não se esqueça de consultar regularmente um dentista. A frequência mínima é de uma vez ao ano, mas seu dentista pode indicar uma periodicidade menor, de acordo com seu caso.

A consulta é importante, porque o dentista consegue identificar eventuais problemas logo no início, realizando o tratamento e evitando complicações. Além disso, faz procedimentos como os de limpeza, que ajudam a evitar doenças periodontais.

Gengivoplastia em Curitiba

Tem interesse em fazer a cirurgia para gengiva retraída em uma clínica odontológica Curitiba? A Dental Esthetic Center tem uma equipe altamente qualificada para te atender, realizando um trabalho de excelência. 

Não perca tempo, agende uma avaliação para gengivoplastia e faça seu tratamento com um especialista!


Leia também:

>>> Restauração dentária: por que devo fazer e quais são os cuidados?

>>> Gengivoplastia: conheça tudo sobre o procedimento

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.