Fio dental: descubra sua importância

 Em Dicas
Fio dental: descubra sua importância
Avalie esse artigo

Você já deve ter escutado de alguém próximo, até mesmo de seu dentista, que é essencial usar fio dental todos os dias. No entanto, qual a real importância do fio dental? Conheça-a, a seguir, e veja dicas para usá-lo corretamente!

 

Por que é importante usar fio dental?

Se você quer ter dentes saudáveis e um sorriso perfeito, usar o fio dental é um dos segredos para atingir esses resultados. O motivo é simples: embora a escovação seja bastante eficaz, nem sempre ela consegue remover todos os restos de alimentos da boca, especialmente aqueles que ficam entre os dentes.

É aí que o fio dental entra na história: ele é capaz limpar espaços inacessíveis à escova, retirando eventuais partículas de alimentos e trazendo benefícios únicos para a saúde bucal, tais como:

  1. Eliminação e combate do mau hálito;
  2. Prevenção de cáries e doenças da gengiva;
  3. Minimização do risco de desenvolvimento de tártaro, que danifica a estrutura do dente e prejudica sua estética.

 

fio dental

Como usar o fio dental

Convencido da importância do fio dental? Então, aqui vai uma boa notícia: o ideal é utilizá-lo a cada escovação, mas caso isso não seja possível não há problema, use-o uma vez ao dia, preferencialmente na última escovação, a que é feita de noite. Assim, evita-se passar um período longo com restos de alimentos entre os dentes, minimizando a chance de desenvolver placas bacterianas.

Mas, como passar fio dental? O procedimento é mais simples do que parece, basta seguir essas recomendações para fazê-lo corretamente e preservar a saúde de seus dentes:

  1. Corte cerca de 40 centímetros de fio dental;
  2. Enrole-o nas pontas dos dedos do meio e use os polegares ou indicadores como apoio, para ter maior firmeza;
  3. Posicione o fio entre os dentes, chegando até a gengiva;
  4. Faça movimentos de vai e vem, o que ajudará a tirar resquícios de alimentos;
  5. Ao passar para outro espaço entre os dentes, utilize sempre um pedaço limpo do fio dental, para não transportar as bactérias de um lugar ao outro.
LEIA TAMBÉM  Como escolher a clínica ideal para fazer sua reabilitação do sorriso

 

 

Você também poderá se interessar por…

>> Cáries e Açúcar: você conhece a relação entre os dois?

>> Descubra dicas infalíveis se você tem sensibilidade nos dentes!

>> 5 motivos pelos quais você deve investir em facetas de porcelana

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar