Blog
Comparativo de boca com dentes brancos e amarelados
31 de janeiro de 2022
Compartilhe:

Facetas de porcelana amarelam com o tempo?

Está com os dentes com manchas ou amarelados? Estes problemas são comuns com o avanço da idade e consumo de alimentos com corantes naturais e artificiais.

O grande problema disso é que dentes manchados e/ou amarelados costumam provocar problemas de imagem, com dificuldade para sorrir e se relacionar social e profissionalmente.

Comparativo de boca com dentes brancos e amarelados

As facetas de porcelana são ótimas soluções para corrigir esses problemas, conquistar o sorriso perfeito e recuperar a autoestima. Esse é um tratamento da odontologia estética que tem como foco a uniformização de dentes, seja no formato ou na cor.

Ao adotar essa alternativa é possível ter um sorriso mais harmônico, com tonalidade clara, uniforme e sem manchas. Os resultados são únicos, mas quem deseja investir nesse tratamento comumente tem uma dúvida: afinal, as facetas de porcelana podem amarelar?

A seguir, falamos mais sobre a faceta de porcelana e esclarecemos se sua tonalidade pode ser alterada com o passar do tempo. Confira! 

 

O que é a faceta de porcelana?

A faceta de porcelana é um tratamento odontológico estético que tem como objetivo harmonizar e uniformizar dentes, tornando-os mais bonitos.

Para isso, utiliza uma prótese chamada faceta, que é uma lâmina de porcelana muito fina, material que é aplicado sobre os dentes naturais. Sua aparência é delicada, brilhante, branca, muito fina e imperceptível, garantindo um resultado natural para o sorriso.

Além da naturalidade, a faceta de porcelana conta com outros diferenciais, como um resultado superior em comparação a demais tratamentos estéticos, elevada resistência e durabilidade, não compromete a mastigação e sua aplicação é indolor.

 

Quando a faceta de porcelana é indicada?

A faceta de porcelana é indicada pelo dentista em casos específicos. A seguir, você conhece quais são os principais:

 

Correção de cor e mancha dos dentes naturais

Esse tratamento de estética dental é comumente indicado para correção de dentes naturais amarelados e/ou com manchas.

As próteses de porcelana cobrem os dentes naturais, uniformizando sua cor. Ao realizar o tratamento, é possível garantir um sorriso iluminado e com tonalidade uniforme de forma rápida, sem realizar clareamento dental.

 

Correção de diastema

O diastema é uma condição que se caracteriza pela presença de uma lacuna entre dois dentes. Ele pode ocorrer em qualquer local, mas costuma ser mais incidente na parte frontal. Em alguns pacientes, pode causar incômodo estético.

 

Correção de fraturas e desgastes

O tratamento com facetas também é indicado para correção de pequenas fraturas e desgastes dos dentes naturais. A prótese possibilita alinhar os dentes, mantendo-os harmônicos.

Imagem de uma mulher sorrindo

Contraindicações das facetas de porcelana

O tratamento com uso de facetas de porcelana é contraindicado para quem não tem uma boa higiene bucal, casos de dentes sobrepostos, bruxismo e restaurações extensas.

Além disso, se o paciente apresentar qualquer outro problema nos dentes naturais ou gengiva, a recomendação geral é que faça o tratamento primeiro para depois aplicar as facetas.

 

Colocar facetas de porcelana dói?

Uma dúvida muito comum sobre o tratamento é se colocar facetas de porcelana dói. Na realidade, o procedimento é indolor! O que pode acontecer é o paciente ter um leve incômodo durante a aplicação, pois o dentista faz um desgaste da superfície do dente natural para colocação da prótese.

 

As facetas de porcelana ficam amareladas?

Sim, existe a possibilidade de alteração da cor da faceta de porcelana com o passar do tempo, mas isso é algo que demora anos para acontecer e também depende de dois pontos essenciais.

Um deles é o cuidado do paciente. É fundamental que realize escovações diárias, sempre após as refeições, para eliminar quaisquer vestígios de corantes naturais ou sintéticos de alimentos que ficaram depositados na prótese.

Além disso, recomenda-se que o paciente que realizou o tratamento de facetas de porcelana faça consultas periódicas com seu dentista, para avaliar como estão as lâminas, identificar e solucionar previamente eventuais problemas.

Outro ponto essencial é a qualidade do material utilizado na confecção das facetas. Se tiver qualidade ruim, a faceta perde o brilho mais rápido e é mais suscetível à alteração de cor, ficando amarelada com mais facilidade.

Portanto, quando buscar por orçamentos de faceta de porcelana não se deixe enganar por um preço muito abaixo dos que são comumente praticados pelo mercado, porque isso pode ser um indicativo de uso de material de qualidade inferior. Em casos assim, será preciso refazer o tratamento e o barato pode sair caro no futuro.

 

– Leia também:
>>> 5 motivos pelos quais você deve investir em facetas de porcelana

 

Problemas com facetas de porcelana

Além da alteração da cor, existem outros problemas que podem acontecer com as facetas de porcelana com o passar do tempo. Abaixo, listamos os mais comuns:

  • Infiltração por cárie: ocorre devido à fixação incorreta da lâmina ou micromovimentações feitas involuntariamente;
  • Sensibilidade ao frio: o sutil desgaste do dente natural feito para aplicação da faceta pode provocar sensibilidade dentária em algumas pessoas, geralmente por um curto período;
  • Descolamento ou fratura: tende a ocorrer quando se faz esforço desnecessário, como morder materiais (que não são alimentos) muito resistentes (lápis, ponta de caneta, entre outros).

 

Principais cuidados com as facetas de porcelana

Existem cuidados com as facetas de porcelana que o paciente pode adotar para evitar o risco de manchas, de ficar com tom amarelado, entre outros problemas. Abaixo, você confere quais são:

 

Não mastigue nada duro

Mastigar alimentos duros pode provocar danos às próteses de porcelana. Por isso, o ideal é ter maior cuidado com esses alimentos. Além disso, é imprescindível que não mastigue tampas de canetas, materiais plásticos, canudos, entre outros.

A mastigação de alimentos e materiais duros pode quebrar a prótese ou arranhá-la, tornando-a mais suscetível a manchas. Logo, evite isso, o que ajudará a ter dentes perfeitos.

 

Cuidado com os produtos que usa na higiene bucal

Também é muito importante ter cuidado com os produtos utilizados na limpeza de facetas de porcelana. O ideal é que use uma escova com cerdas macias, bem como creme dental e enxaguante sem agente abrasivo.

Em longo prazo, os materiais podem comprometer a qualidade da prótese, deixando-a mais vulnerável ao surgimento de problemas como a cor amarelada e manchas.

 

Evite bebidas e alimentos com muito corante

Existem bebidas e alimentos com muito corante e seu consumo regular pode provocar manchas e tonalidade amarelada nas próteses de porcelana. Por isso, o ideal é evitá-los.

Entre os principais, destaque para o café, chocolate, vinho, refrigerante e alimentos industrializados. Se fizer o consumo, procure escovar os dentes em seguida, para eliminar pigmentos que se depositaram na superfície da faceta, minimizando o risco de alterações de cor.

 

Consulte seu dentista regularmente

A consulta regular ao dentista é uma das principais dicas para manutenção de facetas de porcelana. Na ocasião, o profissional faz uma análise da saúde bucal do paciente, além de conferir o estado das próteses.

Se elas apresentarem algum problema, o dentista faz a correção. Este é um detalhe importante, porque com a visita regular é possível identificar problemas logo em seu início. Em situações assim, é mais fácil e barato corrigi-los.

 

Qual o preço das facetas de porcelana?

Quer fazer facetas de porcelana, mas não sabe exatamente quanto custa o tratamento? Curiosamente, não há um valor fixo válido para todas as pessoas.

O motivo disso é simples: o tratamento varia de paciente para paciente. Pode ser que no seu caso fique num valor mais acessível, mas também pode ser que custe um pouco mais se o tratamento demandar a realização de algo específico.

Na realidade, tudo depende da saúde bucal do paciente e das características de seus dentes naturais. Portanto, se quiser saber o preço exato das próteses, o melhor é consultar um dentista para obter um orçamento.

Um detalhe importante: desconfie de preços muito baixos, porque neste caso o barato pode sair caro. Preços irrisórios normalmente são indicativos do uso de materiais de má qualidade.

Próteses de má qualidade entregam um resultado ruim e artificial. Além disso, elas são mais suscetíveis a danos, principalmente quebras e amarelamento.

Logo, é muito provável que tenha de trocar as próteses em um curto prazo, tendo gastos antes do esperado para corrigir problemas. Evite isso investindo em próteses de qualidade, feitas por profissionais especialistas.

 

Quanto tempo dura a faceta de porcelana?

A prótese tem durabilidade que varia de 10 a 15 anos. Mas esse prazo é somente uma estimativa de tempo, pode ser que dure mais ou menos dependendo dos cuidados que adota para manter as facetas.

Recomenda-se seguir todas as orientações do dentista para manter as próteses sempre em perfeito estado, contribuindo para que durem por um longo período.

 

Facetas de porcelana Curitiba

Imagem de um homem colocando facetas de porcelana

Quer investir nas facetas de porcelana e finalmente ter um sorriso perfeito? A Dental Esthetic Center é referência em odontologia estética em Curitiba e conta com uma equipe especializada, equipamentos modernos e materiais de alta qualidade aplicados na realização dos tratamentos.

A Dental Esthetic Center realiza diversos tratamentos de estética dental, não somente aplicação de facetas de porcelana. Nossa equipe é especialista em tratamentos como lentes de contato dentais, restauração dentária invisível, fechamento de diastema e recontorno estético.

Além disso, também realiza clareamento dental, próteses sobre implantes, implantes dentários e cirurgia na gengiva, sempre prezando pela excelência no atendimento ao paciente. Agende uma consulta, receba um atendimento personalizado e faça o tratamento de facetas de porcelana em Curitiba com especialistas, garantindo um sorriso incrível!

 

– Leia também:
>>> Facetas ou lentes de contato dentais. Qual escolher?

>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.