Blog
Boca aberta com aparelho dental
26 de novembro de 2021
Compartilhe:

É possível colocar lente de contato dental antes de usar aparelho?

Conquistar um sorriso perfeito envolve, muitas vezes, realizar mais de um tratamento odontológico estético, como o uso de lentes de contato dental e de aparelhos ortodônticos.

Há quem tenha pressa em ver resultados e queira fazer tudo de uma vez. Mas, será que é possível colocar lente de contato antes de usar aparelho odontológico? Aqui, desvendamos essa dúvida! Continue a leitura e confira!

Boca aberta com aparelho dental

O que é lente de contato dental?

A princípio, é importante saber o que é lente de contato dental! É um tratamento odontológico estético que tem como foco alinhar dentes e uniformizar a cor natural deles, eliminando manchas e tonalidade amarelada.

Curiosamente, trata-se de um dos procedimentos estéticos mais desejados atualmente para embelezar o sorriso. A lente de contato dental é uma prótese, geralmente feita com porcelana, que é aplicada sobre o dente natural do paciente.

Essas próteses são superfinas e resistentes, portanto, garantem naturalidade para o sorriso e duram muito tempo, entre 10 e 20 anos, principalmente se o paciente seguir todas as recomendações do dentista e realizar consultas periódicas para verificação das lentes.

 

Quem pode usar lente de contato dental? – principais indicações

De maneira geral, o tratamento estético odontológico com aplicação de lentes de contato para os dentes pode ser feito por qualquer pessoa com dente já totalmente desenvolvido (portanto, adultos) e com saúde bucal perfeita.

O uso das próteses é altamente eficaz na correção de diversos problemas odontológicos comuns, como a tonalidade amarelada e presença de manchas nos dentes. Ao colocar as lentes, é possível igualar a cor dos dentes.

As lentes de contato dentais também são uma alternativa estética para dentes desgastados, fraturados e lascados, bem como para correção de diastema (lacuna entre dentes. É mais comum nos frontais, mas também pode ocorrer em dentes posicionados no fundo da boca).

Imagem de uma mulher sorrindo

Como é para colocar lente nos dentes?

A aplicação das lentes dentais de contato é feita em consultório por um dentista especializado. O profissional coloca as próteses sobre os dentes naturais, podendo ou não fazer um leve desgaste deles para garantir uma melhor aderência.

Todo o processo de aplicação envolve o uso de materiais próprios para uso odontológico e a adoção de técnicas para preservar os dentes naturais e saúde bucal do paciente. Por isso, não abra mão de fazer esse tratamento junto a um consultório e profissional especializado.

 

Lentes de contato dental e facetas de porcelana

Você já viu aqui o que é lente de contato dental! Agora, é o momento de conhecer o que são facetas de porcelana! Curiosamente, é um tratamento odontológico estético semelhante à lente de contato, por isso ambos são muito confundidos.

Mas, lentes de contato dental e facetas de porcelana são tratamentos diferentes. A faceta normalmente tem uma espessura maior do que a lente, mesmo assim é fina e garante a naturalidade como o resultado final.

Além disso, embora ambas tratem as mesmas questões estéticas, a faceta costuma ser mais utilizada em casos mais difíceis de reparação nos quais se faz necessário usar próteses com espessura maior.

 

Dói colocar lente de contato dental?

Existem pessoas que não realizam tratamentos odontológicos, mesmo os estéticos, porque têm medo de dor. Mas, a colocação da lente de contato dental não provoca dor. No máximo, o paciente sente um desconforto mínimo na aplicação da prótese.

O procedimento não é invasivo e a prótese é colocada sobre o dente natural. Portanto, é indolor. Quando feito por um especialista, é possível realizá-lo com qualidade e com risco reduzido de incômodos.

 

Cuidados com a lente de contato dental

Há quem acredite que basta colocar as lentes de contato dental e pronto, não há necessidade de ter cuidados especiais com as próteses. Mas, isso não é verdade! As lentes são resistentes a danos e podem permanecer em bom estado por muitos anos, mas somente se bem cuidadas.

E quais são os cuidados que o paciente deve tomar ao colocar lente dental, especificamente? A seguir, listamos os principais e indicados de maneira geral:

  • Não mastigar alimentos duros, porque há o risco de arranhar ou quebrar a prótese. Também não mastigue itens de plástico, como canetas, canudos, entre outros materiais;
  • Fazer a higiene bucal com produtos adequados, sem agentes abrasivos. Tais agentes podem danificar as próteses em longo prazo. Use cremes dentais e enxaguantes suaves, bem como escova com cerdas macias;
  • Evitar o consumo de alimentos e bebidas ricos em corantes naturais ou artificiais, porque eles podem manchar suas próteses. Se os consumir, tenha o costume de escovar seus dentes após a ingestão, para evitar que o pigmento se deposite na prótese e provoque manchas;
  • Consultar o dentista regularmente, o que possibilitará identificar problemas logo no seu início, de modo a corrigi-los e evitar que se agravem. A consulta também é importante para verificar como está a saúde bucal como um todo, adotando ações corretivas e preventivas.

– Leia também:
>>> Lentes de contato dental – cuidados após o tratamento

 

Problemas mais comuns com lentes de contato dentais

Quando o tratamento é feito com materiais de baixa qualidade ou o paciente não adota os cuidados indicados pelo dentista, há o risco de enfrentar alguns problemas com as lentes de contato dentais. Entre os mais comuns, destaque para:

  • Infiltrações cariosas nas bordas dos dentes, principalmente devido à má higiene bucal;
  • Fraturas / quebras;
  • Perda do brilho das próteses, bem como amarelamento ou manchas das lentes de contato dentais.

 

Aparelho ortodôntico: o que é?

O aparelho ortodôntico é um tratamento que une tanto a saúde bucal como a estética dos dentes, uma vez que é um aliado no realinhamento dental, retração de músculos e alteração no crescimento da mandíbula.

Existe uma ampla variedade de aparelhos, como o fixo (com braquetes, fios e bandas), móvel, invisível, entre outros que garantem excelentes resultados se utilizados conforme orientação do dentista.

 

Pode colocar lente de contato dental antes do aparelho ortodôntico?

Uma dúvida muito comum de quem precisa realizar esses tratamentos é se pode colocar lente de contato dental antes do aparelho ortodôntico.

O recomendado geral de especialistas é que faça o uso do aparelho ortodôntico primeiro, para promover o alinhamento dos dentes de maneira adequada, e só então coloque as lentes de contato. Dessa forma, garante-se um melhor resultado de ambos os tratamentos.

Quando se coloca a lente de contato dental antes e depois o aparelho, há a possibilidade de danificar as próteses ou de manchá-las, sendo necessário trocá-las posteriormente. Logo, teria novos gastos, algo que pode ser poupado se colocar as próteses depois.

Inclusive, quaisquer procedimentos que envolvam a saúde bucal, como restauração dentária, tratamento de canal, entre outros, devem ser realizados antes dos estéticos, para ter um resultado superior, pensando na saúde bucal como um todo.

Já tem lente de contato e quer colocar o aparelho ortodôntico mesmo assim? Então, consulte um dentista especialista para avaliar seu caso e saber exatamente como proceder.

Há casos em que o paciente pode usar aparelho odontológico invisível, mas há uma limitação na movimentação dos dentes. Portanto, pode ser que não atinja o resultado esperado.

 

Como saber qual tratamento odontológico estético é o ideal?

Está em dúvida se a lente de contato dental e o aparelho ortodôntico são os melhores tratamentos para você? A forma mais eficaz de saber isso é consultar um dentista, que analisará seu caso e indicará as melhores opções.

É importante realizar o tratamento odontológico e de estética bucal somente por indicação do profissional, para preservar a saúde de dentes naturais e ainda ter um sorriso bonito.

Procure sempre um profissional capacitado e uma clínica odontológica que ofereça um atendimento completo, diferenciado e com técnicas modernas, como a odontologia digital.

 

O que é a odontologia digital?

odontologia digital é uma aliada em tratamentos dentais porque permite ter resultados de excelência, por meio do uso de equipamentos modernos e tecnológicos.

Esses equipamentos viabilizam a realização de um diagnóstico preciso, além de facilitar um planejamento de tratamento estético mais assertivo e descomplicar a criação de próteses, de modo a ter um sorriso corrigido e o mais natural possível.

Para quem faz questão de ter o melhor resultado e praticidade na realização do tratamento, a odontologia digital é uma excelente escolha, pois possibilita mapear a boca do paciente, criar próteses de qualidade superior, entre outros detalhes.

Quando for procurar um consultório de dentista para realizar seu tratamento para cuidar da estética dos dentes, prefira um que trabalhe com odontologia digital!

 

Clínica de odontologia em Curitiba

Clinica Dental Esthetic Center

Está buscando uma clínica odontológica Curitiba, seja para realizar tratamentos de lente de contato dental, aparelho ortodôntico ou demais de saúde bucal? A Dental Esthetic Center é a melhor escolha na região!

A clínica é comandada pelo doutor Rogério Marcondes, que tem vasta experiência em odontologia estética e é pioneiro em aplicações tecnológicas em tratamentos.

A Dental Esthetic Center investe em novidades e disponibiliza para seus pacientes em tratamento a anestesia eletrônica indolor, laser de alta potência, laboratório protético próprio, entre outros, sempre prezando pela alta qualidade, acabamento natural e superior, além da segurança do paciente.

Quer realizar seus tratamentos odontológicos estéticos com uma equipe altamente qualificada, com materiais de excelência e tecnologia de ponta? Então, entre em contato com a Dental Esthetic Center e agende uma consulta com nossos especialistas!

 

– Leia também:
>>> 8 Coisas que Você Deveria Saber sobre Lentes de Contato Dental

>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.