Diastema: o que é, causas e tratamentos

 Em Ortodontia Estética
Diastema: o que é, causas e tratamentos
5 (100%) 2 votes

Diastema é um espaço entre dois dentes, aparecendo principalmente entre os dentes superiores do lado de cima da arcada dentária. O problema é muito comum em crianças, ocorrendo quando elas perdem os dentes de leite. Mas isso é algo natural. A maioria dos espaços acabam sendo fechados quando os dentes de leite dão lugar aos permanentes.

Algumas causas do diastema

Se o espaço entre os dentes for causado por uma diferença de tamanho entre os dentes permanentes e o tamanho da mandíbula, a abertura pode acabar ficando durante toda a vida. Além da diferença entre o tamanho da mandíbula e dos dentes permanentes, outras causas do diastema podem ser:

  • Retração gengival;
  • Freio labial alongado;
  • Em crianças, o hábito de chupar chupeta ou o dedo;
  • Pressão da língua (“língua presa”);
  • Doenças periodontais.

 

Tratamento para diastema

Após o dentista encontrar a causa do diastema, existem algumas opções de tratamento. É importante notar que o diastema pode ser parte de algum problema que exige tratamento odontológico. Em outros casos, o diastema é o único problema. Abaixo, você encontra algumas das opções para corrigir o problema.

  • Manter. Desde que o problema seja de natureza estética, você pode optar entre deixar o espaço entre os dentes ou corrigir o problema. Na imagem abaixo, você pode ver uma capa da revista Vogue em que a modelo possui os dentes da frente espaçados. Porém, você sempre deve ir ao seu dentista para descobrir se não há causas ocultas que necessitam ser tratadas.
diastema

Modelo holandesa Lara Stone

  • Iniciar tratamento ortodôntico para que, por meio do movimento forçado dos dentes, o diastema possa ser fechado. Nesse caso, é importante ter em mente que o processo será mais lento, pois os aparelhos ortodônticos exigem tempo para que os dentes sejam realinhados de maneira adequada.
  • Usar próteses de porcelana. Também conhecidas como lentes de contato dentais, as próteses de porcelana são uma solução rápida e eficaz para o problema, trazendo resultados impressionantes.
  • Para adultos, também há a possibilidade de inserção de uma prótese fixa ou então a substituição dos dentes por meio de implantes.
LEIA TAMBÉM  4 passos simples para contratar um excelente dentista estético

Você também poderá se interessar por…

>> Lentes de contato dentais: o segredo dos famosos que também pode ser seu!

>> Limpeza dental periódica: conheça  o procedimento e a sua importância!

>> Pergunte-me: 10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre tratamento odontológico

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar