Como funciona o implante dentário

 Em Lentes de Contato Dentais
Como funciona o implante dentário
5 (100%) 1 vote

A perda dentária é uma situação delicada e que acomete uma quantidade considerável de pessoas. Elas não apenas têm desconfortos ao mastigar, mas também sofrem com baixa autoestima por razão do sorriso prejudicado.

O implante dentário pode ser a solução para este problema. O tratamento, que na verdade se chama prótese sobre implante, consiste na colocação de um dente artificial no local onde houve a perda.

O tratamento é feito em três etapas: em primeiro lugar há uma consulta de avaliação, seguida pela cirurgia de colocação do implante. Alguns meses mais tarde, o tratamento é finalizado com o procedimento de colocação da prótese dentária, o dente artificial.

 

implante dentario

O implante dentário pode ser a solução para pessoas que sofrem de perda dentária.

 

A consulta de avaliação

Na consulta de avaliação, o profissional analisa o caso do paciente para saber qual é a melhor abordagem para aquele quadro específico. Alguns fatores que influenciam no curso do tratamento são a quantidade de dentes a serem substituídos, quais são eles e a estrutura óssea do paciente.

O dentista pode pedir uma tomografia para avaliar a qualidade do osso. No caso de pacientes com ossos fracos ou finos, um enxerto ósseo pode ser necessário. Trata-se de um reforço na estrutura óssea, geralmente feito com material retirado do próprio paciente.

Com todos os dados coletados, o dentista define o curso do tratamento. Ele pode ser iniciado imediatamente após a análise sempre que o paciente não tenha nenhum problema de saúde que possa comprometer o procedimento, como doença gengival.

A primeira cirurgia: o implante dentário

O implante em si é um pino de titânio colocado no osso do paciente. Ele funciona como uma raiz artificial que sustentará a prótese dentária.

LEIA TAMBÉM  5 motivos pelos quais você deve investir em facetas de porcelana

Não há risco de rejeição, uma vez que o titânio é um material inerte. Isto significa que o corpo não percebe o implante dentário como um corpo estranho, fazendo com que o osso se regenere normalmente a seu redor.

A cirurgia pode ser feita com anestesia local. No caso de pacientes que sintam muito desconforto, como aqueles que têm medo de dentista, pode ser usada a sedação médica (anestesia geral). Contudo, isto traz mais custos à cirurgia.

Pode ser que haja a necessidade de que paciente repouse por alguns dias para se recuperar. O dentista pode prescrever medicamentos antiinflamatórios, antibióticos e analgésicos para tornar a recuperação mais segura e confortável.

 

Após a intervenção, é necessário esperar alguns meses para que a estrutura óssea acomode o implante dentário e a prótese seja colocada sobre ele. O período varia de acordo com vários fatores, principalmente com a região da boca que recebeu o implante dentário e a situação da estrutura óssea do paciente.

A segunda cirurgia: a colocação da prótese dentária               

Após o tempo de recuperação indicado pelo dentista, é feita a última etapa do procedimento: a colocação da prótese dentária, que é rosqueada sobre o implante.

O dente artificial pode ser de resina ou de porcelana. Cada um dos materiais tem vantagens e desvantagens.

Prótese dentária de resina

A principal vantagem da resina é seu baixo custo. Porém, a durabilidade desta prótese dentária é baixa, de dois anos em média. Após este período o material tende a se tornar poroso, adquirindo cheiro e gosto, além de ficar amarelado.

Prótese dentária de porcelana

Já a prótese dentária de porcelana tem duração estimada de dez anos, sendo que há pacientes que as mantêm por um período muito maior. Além disso, esta prótese tem a aparência muito próxima a um dente natural.

LEIA TAMBÉM  Quais são os tratamentos estéticos dentais mais procurados?

O lado negativo, no entanto, é o preço, que pode ultrapassar o dobro do custo da prótese dentária de resina. Porém, levando em conta sua alta durabilidade, trata-se de um investimento com ótimo custo-benefício.

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar