Blog
aparelho odontológico
6 de março de 2023
Compartilhe:

Como funciona o aparelho ortodôntico

Saiba quais são os problemas que ele trata e por quanto tempo usá-lo.

O que você vai encontrar neste artigo:

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos dentais mais conhecidos e realizados pelas pessoas que estão em busca dos dentes perfeitos. Ele ajuda a alinhar os dentes, garantindo um resultado harmônico.

Ainda não conhece esse tipo de tratamento odontológico, muito menos sabe como ele funciona? Então, este artigo é ideal para você! Continue a leitura e confira essas e outras informações importantes sobre o aparelho dentário!

aparelho odontológico

Aparelho ortodôntico: o que é?

É um aparelho usado em tratamentos ortodônticos, que tem como objetivo promover o alinhamento dos dentes e/ou ossos da mandíbula e maxila do paciente.

Há vários tipos de aparelho dental e o ortodontista é o profissional responsável por diagnosticar, indicar o aparelho adequado ao caso do paciente e realizar o acompanhamento necessário até que se atinja o resultado esperado.

Tipos de aparelhos ortodônticos: conheça quais são e como funcionam 

Existem três tipos principais de aparelhos ortodônticos: o fixo, o móvel e o invisível. Quer saber como funcionam esses tratamentos que se popularizam cada vez mais? Confira nossas informações:

1. Aparelho ortodôntico fixo

Trata-se do aparelho odontológico clássico e mais conhecido. Ele tem esse nome porque é fixo nos dentes e o paciente não consegue tirá-lo, somente o ortodontista.

Esse aparelho dental exerce pressão sobre os dentes e usa a força mecânica para movimentá-los. A dor, tão comum após colocá-la e fazer sua manutenção, surge dos mediadores inflamatórios que o corpo produz em resposta à movimentação na boca.

O aparelho é indicado para casos mais complexos, tanto estéticos quanto de oclusão, de alinhamento dos dentes, ossos da maxila e da mandíbula. Ele é composto por um fio metálico sustentado por pequenas peças também de metal, que são chamadas de braquetes. 

Os braquetes, por sua vez, são colados nos dentes com uma resina que não faz mal ou muda sua coloração. O dentista pode, ainda, usar outros acessórios para corrigir problemas, como elásticos e molas. É o fio metálico que “puxa” os dentes para a posição correta.

À medida que os dentes cedem e mudam de posição, o dentista aplica cada vez mais pressão, até que o resultado desejado seja atingido. É aí que entra a importância das manutenções periódicas junto ao profissional.

Depois que o aparelho ortodôntico fixo corrige o sorriso, os ossos da boca se modificam e a raiz do dente vai se acomodando em sua nova posição. Contudo, os dentes não fogem das mudanças que o envelhecimento traz ao corpo: com o tempo e a idade, outro tratamento pode ser necessário.

Antes de colocar o dispositivo, o dentista pede uma série de exames dos dentes de seu paciente. Isso permite que ele saiba exatamente a situação dos dentes e o que deve ser feito, planejando o tratamento da melhor forma possível.

Há poucas contraindicações para este tratamento, mas geralmente é usado em adultos que já têm todos os dentes permanentes e que têm a arcada bem formada.

O tratamento com este dispositivo normalmente é complementado por outro: o aparelho móvel contentor. Sua finalidade é evitar a perda dos resultados conquistados com o aparelho fixo.

2. Aparelho ortodôntico móvel

Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe que o tratamento não fica por aí: o aparelho móvel é necessário após a retirada do fixo. Seu objetivo é manter os dentes e o sorriso lindo até que os ossos e a gengiva se estabilizem.

Enquanto o aparelho fixo geralmente é usado na parte superior da boca, a parte inferior recebe uma placa de metal na parte de trás. Esta peça também evita que os dentes voltem a se movimentar.

Por um lado, o aparelho ortodôntico móvel é mais cômodo que o fixo. Ele pode ser retirado para ocasiões sociais, durante refeições e para a higienização da boca e dentes. O desconforto causado por sua manutenção é menor.

Em contraposição, ele exige mais disciplina do paciente. Existem vários tipos de aparelhos móveis, sendo que cada um deve ser usado por períodos diferentes. Cabe ao usuário colocá-lo e retirá-lo conforme as orientações do dentista para garantir dentes perfeitos.

Um detalhe importante: até aqui falamos especificamente sobre o aparelho contentor móvel, que é usado como complemento do tratamento com aparelho fixo. No entanto, existem vários tipos de aparelhos móveis.

Entre eles estão o aparelho reposicionador de mandíbula, que ajuda a garantir que o paciente tenha uma oclusão dental correta. Normalmente, é utilizado em tratamentos de disfunção da Articulação Temporomandibular, a famosa ATM.

Há, ainda, o aparelho móvel amortecedor de lábios e bochechas, bem como o expansor palatino. O primeiro evita a pressão muscular da face em dentes e mandíbula, enquanto o segundo expande o arco da mandíbula superior. É indicado para tratar palato reduzido.

Por fim, mas não menos importante, há o aparelho móvel extrabucal, que aplica uma força sobre os ossos da face, de modo a estimular ou restringir seu crescimento. É utilizado por crianças, para garantir o crescimento adequado da estrutura óssea facial e de dentes.

Leia também:

>>> Quantos anos ficarei com o aparelho ortodôntico?

3. Aparelho ortodôntico invisível

O aparelho ortodôntico invisível é um dos mais modernos que existem em alinhamento de dentes. Ele tem esse nome porque é quase imperceptível, sem ser notado com facilidade por outras pessoas.

Como é invisível, ele não altera o sorriso durante o uso. Por isso, é a alternativa mais indicada para quem deseja alinhar os dentes de maneira discreta, sem que outras pessoas percebam o uso do aparelho.

Essa alternativa também se destaca por ter não braquetes e fios metálicos, como acontece no aparelho fixo tradicional. A versão invisível é composta por um jogo de moldeiras removíveis e transparentes, que são feitas sob medida.

As moldeiras são fabricadas depois do mapeamento digital da arcada dentária do paciente. Após esse processo, o ortodontista planeja as etapas do tratamento e geralmente o paciente precisa usar várias moldeiras durante esse período.

O aparelho ortodôntico invisível conta com a vantagem de ser removível pelo próprio paciente, o que facilita a escovação dos dentes. Além disso, entregar resultados em menor prazo do que um aparelho fixo, desde que o paciente siga as orientações do ortodontista.

Essa alternativa ainda possui a facilidade de não exigir manutenções frequentes em consultório. O dentista não precisa realizar ajustes do aparelho, basta que o paciente troque a moldeira no momento certo. Logo, não é preciso ir ao consultório somente para ajustes, apenas para acompanhamento do tratamento.

Mas o aparelho ortodôntico invisível tem um ponto negativo: seu preço é mais alto do que o fixo. No entanto, é importante pensar nele como um investimento em seu sorriso e saúde bucal, por isso vale muito a pena.

Se seu orçamento não for suficiente para fazer esse investimento, é interessante considerar alternativas fixas estéticas. É o caso do aparelho fixo com braquetes transparentes, alternativa que é mais discreta e tem preço mais acessível.

Aparelho ortodôntico: quem pode usar?

De modo geral, o aparelho ortodôntico pode ser usado por qualquer paciente que tenha indicação de um ortodontista. A escolha do perfeito depende do caso e do perfil do paciente.

Vale lembrar que existem aparelhos que são próprios para crianças, adultos e alguns podem ser usados até por idosos. O ortodontista é o profissional que indica a melhor alternativa, de acordo com o problema do paciente.

Além disso, é preciso levar em consideração outro detalhe: não se indica o uso do aparelho para pacientes que tenham outros problemas específicos, como tártaro, gengivite e periodontite. A indicação é que trate esses problemas para depois iniciar o tratamento com aparelho.

Imagem de uma mulher sorrindo

Quanto tempo dura um tratamento com aparelho ortodôntico?

A duração do tratamento com aparelho ortodôntico varia entre os pacientes, pois pode ser que um precise usar por mais tempo do que o outro, de acordo com cada caso.

De maneira geral, o tratamento pode durar de 6 a 24 meses. No entanto, apenas o ortodontista responsável pelo caso pode indicar a duração exata.

Quais problemas mais comuns o aparelho trata?

Além dos dentes desalinhados que citamos aqui, o dentista também pode recomendar o uso de aparelho para tratar:

  • Sobremordida: ocorre quando há má oclusão dos dentes, com a arcada superior desalinhada em comparação à inferior;
  • Mordida cruzada: caso em que as arcadas superior e inferior não se encaixam, formando um cruzamento na mordida;
  • Mordida aberta: condição em que há dificuldade de encostar dentes superiores nos inferiores, mesmo que com a boca fechada;
  • Apinhamento: popularmente conhecido como dente encavalado, esse problema ocorre quando a arcada dentária não tem espaço para acomodar todos os dentes;
  • Diastema: caracteriza-se pelo espaço entre dentes que deveriam estar próximos. O diastema é mais comum em dentes frontais.

Como escolher o melhor dentista para fazer o tratamento?

Recomenda-se que escolha um ortodontista, que é o dentista especialista em problemas ortodônticos, de alinhamento de dentes e ossos da boca. Inclusive, ele indica e acompanha todo o tratamento com aparelho de dente.

Na Dental Esthetic Center você encontra o dentista em Curitiba perfeito para te atender, garantindo um tratamento personalizado. Agenda já sua consulta!


Leia também:

>>> É possível colocar lente de contato dental antes de usar aparelho?

>>> Dicas para melhorar a estética dos dentes

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.