Blog
Mulher sorrindo com diastema
10 de abril de 2023
Compartilhe:

Como é feito o fechamento de diastema?

Saiba quais são as principais alternativas de tratamento para esse problema

O que você vai encontrar neste artigo:

Diastema é um problema odontológico que costuma levar várias pessoas ao dentista em busca de tratamento para garantir um sorriso perfeito, com dentes alinhados. 

Não sabe o que é diastema, muito menos como tratar essa condição que é bastante comum? Sem problemas! A seguir, explicamos o que é e como é feita sua correção. Confira!

Mulher sorrindo com diastema

O que é diastema?

Diastema é um espaço entre os dentes ou uma ausência de contato interproximal que ocorre entre dois ou mais dentes. Trata-se de um problema que, comumente, está associado a fatores genéticos ou anomalias nos dentes, sobretudo de tamanho e forma.

O diastema pode ocorrer em qualquer parte da boca, no entanto é mais comum entre os dentes frontais. Há quem não se importe com esse espaço entre os dentes, mas a reação da maioria das pessoas que têm diastema é procurar um dentista para realizar um tratamento estético para eliminar esse problema.

O que o diastema pode causar se não houver tratamento?

Quando não há contato entre os dentes, esse espaço livre pode acumular alimentos, que devem ser removidos por meio do uso do fio dental e da escovação diária.

Se os alimentos não forem removidos, forma-se um biofilme de bactérias, que é a famosa placa bacteriana. Este quadro pode evoluir e provocar uma gengivite, que é a inflamação na gengiva.

Caso não trate a gengivite, ela pode avançar e se tornar uma periodontite, que é uma doença mais séria, que atinge os tecidos que dão sustentação ao dente natural. Em casos avançados de periodontite, há o risco de perda do dente.

Como tratar diastema

Uma das principais dúvidas de quem tem essa condição é como tratar e fazer a correção de diastema. Na realidade, existem diferentes formas e o ideal é consultar um dentista para identificar qual a melhor para o seu caso.

O tratamento para fechamento de diastema pode ser feito de três formas: com preenchimento do espaço usando resina, uso de lentes de contato dentárias ou com a movimentação ortodôntica dos dentes. Em alguns casos, pode ser que precise combinar essas opções.

A seguir, você confere como funcionam esses tratamentos e entende um pouco mais sobre a correção utilizando essas alternativas. Acompanhe:

Fechamento de diastema com resina

A resina é um material amplamente utilizado em tratamentos odontológicos, como na restauração. Ele se caracteriza por ser muito resistente a danos e por ter facilidade de uso e manuseio.

Outra característica muito importante da resina é seu preço, que é bastante acessível, sobretudo em comparação a outros materiais utilizados na odontologia estética.

Tudo isso sem abrir mão da naturalidade! Quando o tratamento é bem-feito, garante-se um visual mais bonito e de acordo com o restante dos dentes do paciente.

O melhor? Esta é uma alternativa de fechamento de diastema minimamente invasiva. Não há necessidade de usar anestesia e o procedimento não provoca dor. Em alguns casos, o dentista precisa fazer um leve desgaste do dente para aplicação da resina, mas isso também não causa dor.

Logo após o procedimento é importante evitar consumir alimentos muito duros, bem como os que têm pigmentos fortes, para não manchar a resina. 

Fechamento de diastema com lente de contato dental

A lente de contato dental é utilizada em tratamentos odontológicos estéticos. No entanto, também é uma aliada no tratamento e fechamento de diastema.

Trata-se de uma prótese muito fina, que é confeccionada com porcelana. Ela tem cerca de dois milímetros, mas não se deixe enganar: o material é muito resistente a danos.

A prótese é feita sob medida para o paciente, portanto, é personalizada. Sua aplicação é muito simples, com aplicação diretamente sobre o dente natural. Assim como o fechamento usando resina, o feito com lente de contato dental é um tratamento minimamente invasivo.

Na prática, isso significa que o paciente não sente dor, o procedimento é feito em poucos minutos e não há riscos de complicações, como acontece em cirurgias e outros tratamentos mais complexos. Dá para sair do consultório com o sorriso renovado no mesmo dia, sem precisar de inúmeras sessões.

Leia também:

>>> Por que você deve ir regularmente ao dentista?

Fechamento de diastema com aparelho ortodôntico

Há a possibilidade de fechamento de diastema com aparelho ortodôntico. Neste caso, o foco é unir os dentes por meio de sua movimentação.

Esse tipo de tratamento é mais utilizado em adolescentes e pacientes mais jovens, de modo a evitar o uso de resina ou de lente dentária. No entanto, pacientes mais velhos também podem fazer uso do aparelho sem problema algum, se liberado pelo dentista.

Uma das principais características desse tratamento é que ele é mais longo, pois depende da técnica e da posição original dos dentes. De maneira geral, o tempo total é de 12 a 36 meses, de acordo com o caso do paciente.

Durante esse período, o paciente precisa realizar o acompanhamento com o dentista, para verificar a evolução do tratamento. Em alguns casos, como no uso de aparelhos ortodônticos tradicionais, esse acompanhamento é mais frequente. 

Se optar por usar aparelhos invisíveis e removíveis, que são mais modernos, o tempo de tratamento tende a ser reduzido, sem perda da qualidade ou comprometimento do resultado.

Combinação de tratamentos

Pode ser que o dentista indique uma combinação de tratamentos para fechamento do diastema. Normalmente, combina-se o uso de resina ou da lente de contato dental com o do aparelho dentário.

O tratamento com o aparelho dentário é feito primeiro, para aproximar os dentes o máximo possível. Eventuais espaços podem ser fechados com resina ou com a lente após o tratamento ortodôntico.

Imagem de uma mulher sorrindo

Qual o melhor tratamento para diastema?

Depois de conhecer as opções de tratamento, ficou em dúvida sobre qual a melhor alternativa? Somente um dentista saberá analisar o caso e indicar o tratamento a ser seguido, aquele que entregará o melhor resultado. Por isso, consulte um profissional se quiser fechar diastema corretamente, atingindo o melhor resultado.

De modo geral, é possível apontar que o fechamento feito com resina ou porcelana é recomendado quando a abertura entre os dentes foi provocada por uma diferença de forma e tamanho entre eles.

Em casos assim, as restaurações estéticas são as mais indicadas, porque corrigem dimensões entre os dentes e fecham o diastema de forma rápida e simples, sem demandar longos tratamentos ortodônticos.

Agora, se o diastema foi provocado pela movimentação dos dentes, a indicação de tratamento é o uso de aparelho fixo ou móvel, que permite corrigir, também, outros problemas ortodônticos que o paciente tenha.

Se após a finalização do tratamento ortodôntico ainda houver espaços entre os dentes (geralmenteocorrem nos incisivos laterais), o dentista pode indicar o uso de resina ou porcelana para correção.

Quanto custa o fechamento de diastema?

Quem tem diastema e quer eliminar essa condição normalmente tende a ficar em dúvida sobre o preço do tratamento. Na realidade, ele varia de acordo com o caso do paciente.

De modo geral, tratamentos feitos com resina tendem a ser mais baratos do que os com lente de contato dental e aparelho ortodôntico. Mas é preciso que um dentista analise seu caso para saber se a resina é realmente a melhor alternativa.

Ainda que use a lente de contato dental, é importante citar que ela tem um preço acessível, pois não se faz o tratamento em todos os dentes, mas sim de forma pontual no local do diastema. No entanto, nada impede que você faça em outros dentes, se tiver interesse em melhorar seu sorriso.

O ideal é que consulte um dentista para análise do seu caso e indicação da melhor alternativa de tratamento dentro do seu orçamento.

Fechar diastema dói?

Há quem tenha medo de dentista e não procure tratamento por receio de sentir dor. Mas, na realidade, o fechamento de diastema é um tratamento minimamente invasivo, por isso não causa dor.

Se houver necessidade de fazer um pequeno desgaste dos dentes, pode ser que você sinta algum incômodo. No entanto, é suportável. Caso use aparelho ortodôntico, também há essa possibilidade.

Quer aproveitar para fazer o fechamento diastema em uma clínica odontológica Curitiba? A Dental Esthetic Center tem uma estrutura completa e dentista especializado para te atender. Agende uma consulta!

 

Leia também:

>>> Quais são os tratamentos estéticos dentais mais procurados?

>>> Cáries e açúcar: você conhece a relação entre os dois?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.