Blog
Imagem de uma simulação de um dente com Carie
21 de abril de 2018
Compartilhe:

Cáries e açúcar: você conhece a relação entre os dois?

O açúcar é um dos principais fatores de risco para o surgimento de cáries dentais. Porém, inúmeras pessoas têm dificuldades muito grandes par evitar o açúcar. E isso acaba sendo compreensível, pois o açúcar pode causar uma dependência similar à da cocaína.

De acordo com a FDI World Dental Federation, a redução no consumo de açúcar ajudará consideravelmente a diminuir a epidemia mundial de cárie. Essa epidemia, segundo a entidade, foi largamente negligenciada quando comparada a outros problemas de saúde. “O fato é que a cárie dental é a doença crônica mais disseminada no mundo (em razão da exposição ao açúcar e de outros riscos) e constitui um problema de saúde pública maior e que deve ser tratado por indivíduos e sistemas de saúde.”

Além de um problema de saúde, as cáries também acabam apresentando um enorme problema estético. Elas corroem os dentes, alteram sua coloração e ainda podem gerar incômodos muito grandes quando em estado avançado.

Como as cáries se formam?

Inúmeras bactérias estão presentes em nossa boca. É importante notar que isso é algo natural – o corpo humano estabelece inúmeras relações benéficas com esses micro-organismos. Porém, nem todas as bactéria acabam estabelecendo uma relação vantajosa conosco.

No interior da boca, as bactérias, a saliva e os resíduos alimentares acabam se agrupando na superfície do dente e formando a placa dental. Se a placa não for eliminada regularmente, ela pode atacar o esmalte dos dentes, corroendo essa superfície e formando as cáries.

Se não tratada, a cárie continua corroendo cada vez mais profundamente o dente. Ao chegar na polpa dentária, uma das regiões mais interiores do dente, a infecção provoca uma dor de dente muito dolorosa. Isso ocorre porque é nesta região que se encontram os vasos sanguíneo e os nervos do dente.

Se nada for feito, a cárie ainda pode chegar mais longe, chegando nos tecidos ao redor do dente. Nesse caso, forma-se um abscesso dentário que pode ocasionar a perda do dente em um processo particularmente doloroso. Além disso, a infecção pode, por meio da corrente sanguínea, afetar outros órgãos do corpo, como o cérebro e o coração.

Como prevenir as cáries

Os principais conselhos que você já deve ter ouvido milhares de vezes ainda continuam valendo: escovação e fio dental. Além disso, como você viu, é muito importante evitar comidas e bebidas muito açucaradas. Os alimentos ácidos também devem ser evitados, pois eles contribuem para o enfraquecimento do esmalte do dente.

Não se esqueça também de consultar regularmente o seu dentista.

E, lembre-se que o dano causado pelas cáries na aparência do seu dente pode ser revertido.  Isso por meio da ortodontia estética.

Você não precisa ter vergonha de sorrir!

 

Você também poderá se interessar por:

>> Diastema: o que é, causas e tratamento

>> Saúde dental: quais alimentos evitar e quais consumir para uma melhor saúde dental?

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.