8 Coisas que Você Deveria Saber sobre Lentes de Contato Dental

 Em Lentes de Contato Dentais
8 Coisas que Você Deveria Saber sobre Lentes de Contato Dental
4.3 (85.71%) 7 votes

Você já pensou em corrigir problemas de curvatura, formato ou comprimento dos dentes instantaneamente, sem o uso do aparelho ortodôntico? Sim, isto é possível graças às lentes de contato dentais! Parece engraçado falar de lentes para dentes, não é? Mas este tratamento revolucionário permite um sorriso mais harmônico em questão de horas. E é feito de forma minimamente invasiva. Se você ainda não conhece, as lentes de contato dental (também, comumente, conhecidas como lentes para dente) são parte de um tratamento estético odontológico que tem como proposta a melhoria da aparência dos dentes, garantindo um sorriso mais harmônico e com tom uniforme.

As lentes de contato dentais são próteses, geralmente fabricadas com porcelana, que são sobrepostas aos dentes naturais. Essas próteses se caracterizam por serem muito finas, com cerca de 0,2 milímetros, como uma lente de contato para os olhos.

Quer colocar lente de contato nos dentes? Então, confira oito fatos importantes sobre o tratamento neste guia que a Dental Esthetic Center preparou para você!

 

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é um tratamento odontológico estético focado na melhora da aparência dos dentes. Ela corrige, por exemplo irregularidades no formato e cor, garantindo um sorriso uniforme, mais claro e bonito, de forma a elevar sua autoestima.

As lentes de contato dentais são próteses superfinas aplicadas sobre o dente natural do paciente. Por serem muitas finas, dão um resultado mais natural para o sorriso.

Há quem pense que a prótese é frágil, mas não se engane: a lente de contato dental é bastante resistente, tanto que pode durar aproximadamente 20 anos, se seguir cuidados específicos indicados pelo dentista.

 

Problemas que a lente de contato dental corrige

Mas, o que a lente de contato dental corrige, exatamente? Os problemas mais comuns são os de tonalidade irregular dos dentes, igualando a cor deles para garantir um resultado mais bonito e uniforme.

Além disso, as próteses também corrigem dentes fraturados, lascados e desgastados, diastema (espaços entre dentes, como ocorre na parte frontal) e irregularidades da arcada dentária.

 

Quem pode usar lentes de contato dentais?

As lentes de contato dentais são tratamentos odontológicos estéticos que podem ser feitos por quaisquer pacientes que tenham indicação para o uso dessas próteses.

Mas, de modo geral, a aplicação do material só pode ser feita após garantir que toda a saúde bucal do paciente está em dia, sem acúmulo de tártaro, cáries, entre outros problemas.

Por isso, normalmente a aplicação das lentes dentais é antecedida de tratamentos odontológicos pontuais, caso sejam necessários, para garantir a saúde bucal e um melhor resultado do tratamento estético.

Outro ponto importante é que a colocação das lentes só é liberada para adultos, uma vez que já passaram pela fase de crescimento e desenvolvimento facial. É por isso que esse tipo de tratamento não é recomendado para crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM  Faceta de porcelana: como conquistar o sorriso perfeito?

 

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

Uma dúvida recorrente entre os pacientes é quanto tempo dura lente de contato dental. A estimativa é que sua durabilidade seja de cerca de 20 anos. Mas, se o paciente seguir à risca as orientações de seu dentista pode durar mais.

É justamente por isso é que importante sempre consultar regularmente seu dentista: além de contribuir para a saúde dental, também possibilitará realizar um trabalho preventivo de manutenção da prótese, deixando-a em perfeito estado por muito mais tempo.

 

Quanto custa lente de contato dental?

Quanto custa lente de contato dental é um questionamento comum entre quem deseja conquistar um sorriso perfeito. Mas, é difícil estabelecer um valor exato porque pode variar de acordo com o caso do paciente.

De maneira geral, o preço médio inicial por dente é de a partir de R$ 3 mil. Pode ser que esse valor seja maior ou menor dependendo do profissional que lhe atende, da região em que vive, entre outros detalhes.

Embora seja um custo um pouco maior, pense na lente de contato como um investimento em sua saúde bucal e mental, afinal, possibilitará uma melhora dos dentes e da sua autoestima, passando a ter mais confiança em si, principalmente para interagir social e profissionalmente.

E não é só isso: a lente de contato dental tem uma longa durabilidade, o que significa que terá um sorriso perfeito durante anos, sem precisar realizar trocas frequentes.

Especificamente no que se refere ao preço da lente de contato dental, é preciso ter um cuidado especial: desconfie de orçamentos irrisórios, com valores abaixo dos que são praticados pelo mercado.

Ainda que possa ser tentador e parecer um ótimo negócio, preços muito baixos normalmente são um indicativo de má qualidade, o que significa que a prótese é feita com material inferior e durará pouco.

Em situações assim, há um maior risco de ter de gastar recorrentemente para consertos, bem como de ter um resultado inestético, ou seja, artificial, o que não é interessante quando se quer um sorriso perfeito.

Portanto, não economize! Busque o profissional com melhor custo-benefício e procure saber quais são os diferenciais que o dentista oferece, se trabalha com materiais de qualidade, como é o processo de aplicação e manutenção, entre outras informações, para ter maior segurança sobre o investimento que fará em seu sorriso.

 

8 curiosidades sobre lentes de contato dental

tratamento facetas ou lentes de contato dentais

A lente de contato dental é um tratamento odontológico estético perfeito para ter um sorriso lindo e recobrar sua autoconfiança. Ainda está em dúvida se faz esse investimento?

Então, confira 8 coisas e curiosidades que você deveria saber sobre as lentes de contato dentais:

 

  1. HÁ POUCO OU NENHUM DESGASTE DENTAL

As lentes de contato dentais são coladas diretamente sobre os dentes naturais. Elas são finíssimas, com espessura comparável às lentes de contato usadas nos olhos (aproximadamente 0,2 milímetros, como falado ali em cima).

LEIA TAMBÉM  Uma breve história do aparelho ortodôntico

Para aplicá-las, normalmente se faz um desgaste do dente natural, mas não se assuste pensando que esse desgaste é intenso e significativo!

De forma geral, não há necessidade de desgastar muito a superfície natural do dente, o que também o torna mais resistente e com a aparência mais bonita. Na verdade, algumas pessoas podem não precisar de desgaste algum, uma vez que todo o processo de colocar as lentes nos dentes é bastante não invasivo.

 

  1. É UM TRATAMENTO INDOLOR E POUCO INVASIVO

A colocação das lentes de contato dental tende a ser indolor, justamente porque se trata de um procedimento não tão invasivo. Logo, é ideal para quem tem medo de sentir dor.

Ocasionalmente, o tratamento demanda o desgaste dos dentes naturais. Isto significa lixá-los, o que causa desconforto. Nestes casos, os dentistas aplicam anestesia local. Contudo, como a colocação das lentes nos dentes exige pouco ou nenhum desgaste, não há a necessidade da temida anestesia. É o fim do medo de dentista! É um tratamento feito de forma segura, sem grandes operações e que gera resultados visíveis quase imediatos.

 

  1. A LENTE DE CONTATO DENTAL NÃO É O MESMO QUE AS FACETAS DE PORCELANA

Essa é uma boa informação, já que as duas são comumente confundidas pelos pacientes no dentista. Apesar de também serem feitas de porcelana, as lentes usadas nos dentes não são o mesmo que as facetas de porcelana: estas últimas são mais espessas. Assim, demandam maior desgaste dental e são indicadas para casos diferentes.

Um exemplo é a correção da cor: as facetas de porcelana podem ser usadas por quem tem dentes amarelados e quer corrigir a coloração. Já as lentes de contato dentais, por serem mais finas, não corrigem o problema por si só. Seu foco principal é consertar pequenos erros e má formações nos dentes, por isso é preciso alinhá-las ao clareamento dental.

Mas, qual tratamento realizar, o de lentes de contato dental ou facetas de porcelana? Embora a finalidade de ambos seja a mesma, garantir um melhor resultado estético para o sorriso, somente um dentista saberá indicar qual o tratamento perfeito para seu caso.

Logo, não abra mão de consultar um dentista especialista para uma análise precisa dos dentes e indicação do tratamento odontológico estético perfeito para seu caso.

 

  1. LENTES DE CONTATO SÃO FEITAS SOB MEDIDA

As lentes de contato dentais são feitas sob medida para você e seu sorriso: é um dos motivos pelos quais o tratamento é tão eficaz. Em uma primeira consulta, o dentista tira o molde de sua boca, faz o planejamento de seu sorriso e pede que um protético (especialista em próteses) fabrique as lentes. Elas são feitas inteiramente para o formato dos seus dentes e sua boca, por isso pode-se dizer que as lentes são quase como uma digital dos seus dentes.

 

  1. É UM DOS TRATAMENTOS PREFERIDOS DOS FAMOSOS

Vários famosos colocaram lente nos dentes para pequenas correções no sorriso sem o uso do aparelho ortodôntico. Afinal, com a qualidade da imagem das televisões cada vez mais alta, qualquer imperfeição, por menor que seja, é percebida pelo público. Como sabemos, um grande e bonito sorriso é a uma marca que deixa uma ótima primeira impressão e os famosos sabem disso. Aliás, você pode ver mais sobre o uso das lentes de contato dental pelos famosos em um dos nossos artigos por aqui.

LEIA TAMBÉM  Por que fazer um tratamento odontológico antes do casamento

Alguns exemplos de celebridades que conquistaram um sorriso incrível graças a este tratamento são Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Miley Cyrus e Belo.

 

  1. APLICAR LENTE DE CONTATO DENTAL DEMANDA UM COMPLEXO PLANEJAMENTO

Planejar um sorriso harmônico é mais complexo do que se imagina. Há uma série de fatores envolvidos, como a cor da pele, formato do rosto, espessura dos lábios e a idade. Todos esses fatores são levados em consideração, uma vez que você é o conjunto de todos eles – principalmente o seu sorriso.

Portanto, o dentista não pode colocar a lente nos dentes em apenas uma consulta. Ele precisa entender as expectativas do paciente, examinar a situação de seu sorriso e planejar o curso do tratamento de acordo com a viabilidade e as possibilidades disponíveis dos fatores.

 

  1. É UM TRATAMENTO PARA O LONGO PRAZO

Muitas pessoas desistem da lente de contato dental pelo preço. Ao fazer o primeiro orçamento, o tratamento pode custar 3 mil reais por dente, o que pode ser um valor relativamente alto para a maioria dos pacientes.

Porém, a relação custo-benefício é excelente: o material tem qualidade altíssima e é produzido no exterior. Além disso, estudos científicos comprovam que ele pode durar até 20 anos. Os pacientes com uma excelente higiene bucal e que fazem um acompanhamento adequado com o dentista podem usá-las por mais tempo que isto. O que significa que você pode deixar os seus dentes lindos, alinhados e brancos durantes várias décadas sem precisar de aparelho!

 

  1. É PRECISO CONSULTAR SEU DENTISTA REGULARMENTE APÓS A APLICAÇÃO

Um pensamento comum que muitos pacientes têm é que após a aplicação das lentes de contato dentais não há necessidade de consultar seu dentista regularmente. Mas, essa não é a indicação!

O retorno no dentista é importante porque permite verificar se há problemas nas lentes dentais logo em seu início, evitando o agravamento do caso e necessidade de consertos mais trabalhosos ou caros.

Por isso, siga fielmente todas as orientações de seu dentista e períodos de retorno, para garantir que o tratamento estético dure mais, fique bonito por mais tempo e não tenha novos gastos com ele.

Além disso, consultas regulares em clínica de odontologia estética também contribuem para a manutenção da saúde dos dentes naturais do paciente.

Lembre-se: seu sorriso é seu cartão de visitas! Cuidar dele pode abrir portas e contribuir para sua autoestima.

 


 Aproveite e veja nosso vídeo e entenda como as lentes de contato dental realmente ajudam a mudar vidas e porque a Dental Esthetic Center é referência no assunto em Curitiba e no Brasil!

 

 

Leia também:
>>> Lentes de Contato Dental – cuidados após tratamento
>>> Lente de Contato Dental precisa de manutenção?

Dental Esthetic Center
A Dental Esthetic Center é uma clínica odontológica em Curitiba especializada em odontologia estética com tecnologia de ponta. Fazemos mais que desenhar sorrisos: oferecemos autoestima e qualidade de vida a todos os nossos pacientes. Temos o diferencial de ser uma clínica odontológica que capacita outros profissionais. Nosso centro de treinamento, o Dental Esthetic Center Training, forma novos especialistas na área a cada ano. Nosso maior objetivo não é apenas ser uma clínica odontológica referência em nossa área de atuação, mas também satisfazer todos os pacientes que nos procuram.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar