Blog
Imagem de uma mulher sorrindo
13 de abril de 2022
Compartilhe:

6 dicas sobre tratamento odontológico estético que você deve saber

tratamento odontológico estético é o principal responsável por deixar seu sorriso bonito e cativante, melhorando sua autoestima. Porém, o conhecimento que as pessoas têm acerca desse tipo de procedimento ainda é escasso, gerando muitas dúvidas.

Esse é o seu caso? Então, veja aqui dicas preciosas que lhe ajudarão a entender mais sobre o assunto e servirão como guia durante a realização de seu tratamento!
tratamento-odontologico-estetico

O que é odontologia estética?

A princípio, faz a diferença saber o que é odontologia estética, especificamente. Trata-se de um ramo da odontologia dedicado à aparência dos dentes, corrigindo problemas comuns como manchas, tonalidade amarelada, quebras e perda de dentes, entre outros.

Há vários tratamentos odontológicos estéticos, como a colocação de lentes de contato dentais, a realização de recontorno estético e tratamentos de ortodontia estética, que entregam excelentes resultados em longo prazo.

Não sabe o que é ortodontia estética? É um ramo dentro da odontologia estética voltado à correção de anomalias inerentes à posição dos dentes. Os tratamentos de ortodontia estética normalmente são feitos com aparelhos ortodônticos e alinham os dentes.

Esse alinhamento proporciona benefícios estéticos, contribuindo para ter um sorriso perfeito, mas não é só isso! Os tratamentos ortodônticos também melhoram a mastigação e ajudam a eliminar dores na mandíbula.

 

Principais tratamentos de odontologia estética

Existem diversos tratamentos de odontologia estética e nem todo mundo conhece quais são eles. Se identificou com isso? Então, confira esta lista que preparamos com os principais:

 

Clareamento dental

O clareamento dental tem como objetivo uniformizar a cor dos dentes naturais, conseguindo eliminar manchas e a tonalidade amarelada. O tratamento pode ser feito em casa, desde que com a orientação do dentista, ou em consultório com ou sem uso de laser.

 

Lente de contato dental e faceta de porcelana

As lentes de contato dentais e as facetas de porcelana são próteses muito finas colocadas sobre os dentes naturais para corrigir problemas como diastema, tom amarelado, manchas, entre outros.

Ambos os tratamentos são semelhantes, mas possuem diferenças pontuais, principalmente no que se refere à indicação ao paciente. Para saber qual realizar, consulte um dentista especializado em odontologia estética.

 

Ortodontia

Refere-se ao tratamento ortodôntico sobre o qual já falamos aqui. Seu foco é corrigir anomalias por meio do uso de aparelhos ortodônticos, que podem ser fixos ou móveis. A versão mais atraente esteticamente falando é o aparelho invisível, que também é móvel e facilita a higienização bucal.

 

Recontorno estético

O recontorno estético visa corrigir o desgaste dos dentes naturais, de modo a ter um sorriso proporcional. Ele também ajuda a eliminar irregularidades de tamanho dos dentes, deixando seu sorriso alinhado.

 

Fechamento de diastema

O diastema é um espaço entre dentes que deveriam ser próximos. Esse problema pode acontecer em qualquer posição da boca, mas é muito comum nos dentes superiores frontais. Em alguns casos, pode prejudicar a autoestima do paciente.

 

Implante dentário

O implante dentário tem como finalidade a reposição de dentes naturais que foram perdidos por qualquer motivo. Sobre ele é colocada uma prótese, que é muito semelhante ao dente natural, duradoura e entrega um resultado bonito. Além disso, não machuca a boca como acontece com a dentadura.

 

Restauração dentária invisível

É um tratamento voltado a recuperar a saúde e estética dos dentes, com remoção e cáries e realização de restauração invisível. O resultado é sempre natural, contribuindo para ter um sorriso incrível.

 

Cirurgia de gengiva

Tratamento dedicado a corrigir o sorriso gengival, também chamado de sorriso alto. Nele, a gengiva se destaca quando o paciente sorri. Também pode ser feito para corrigir retrações gengivais, ajudando a tornar seu sorriso ainda mais bonito.

 

Qual tratamento odontológico estético fazer?

Ao conhecer quais são os principais tratamentos odontológicos estéticos disponíveis no mercado é comum ficar em dúvida sobre qual realizar.

Na realidade, somente um dentista pode lhe indicar um desses tratamentos. O motivo disso é simples: um profissional habilitado tem conhecimento específico para analisar seu caso e sugerir o melhor tratamento, aquele que entregará os resultados que deseja.

Lembre-se que nem sempre um tratamento que ficou perfeito em um conhecido é a melhor alternativa para você! Prefira consultar um profissional para saber o que lhe garantirá o sorriso perfeito com o qual você sempre sonhou.

 

– Leia também:
>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

 

6 principais dicas sobre tratamento odontológico estético

Quer fazer tratamento odontológico estético? Neste caso, não deixe de conferir as dicas que separamos para lhe ajudar em todo o processo envolvendo o tratamento. Acompanhe:

Imagem de um homem sorrindo

  1. Faça tratamentos com um profissional qualificado

Ao cuidar do seu sorriso com um profissional qualificado é possível assegurar um melhor resultado, fazendo valer o investimento. Além disso, garante-se o devido suporte e acompanhamento durante o tratamento, dando-lhe maior segurança.

Encontrar um profissional qualificado nem sempre é tarefa fácil, mas a dica é visitar a clínica de odontológica estética e agendar uma consulta sem compromisso, para identificar se o local e o dentista são exatamente o que você busca. 

Dê preferência para uma clínica odontológica limpa e com estrutura moderna. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter um bom resultado e de gostar da experiência de tratar seu sorriso no local.

 

  1. Respeite as orientações do dentista

Há quem deixe de seguir as orientações do profissional durante o tratamento e é justamente aí que mora o perigo, uma vez que se aumenta a chance de o procedimento não gerar o resultado esperado.

Por isso, não abra mão de seguir à risca o que foi recomendado pelo dentista e sempre compareça ao consultório odontológico para realizar um acompanhamento mais efetivo e fazer os ajustes necessários no tratamento.

 

  1. Faça um tratamento odontológico completo

É comum a procura pelo dentista somente para corrigir algum problema estético. No entanto, saiba que tratar apenas a aparência dos dentes não é suficiente: o correto é cuidar da saúde bucal como um todo.

Você precisa passar por um diagnóstico total da situação bucal e realizar eventuais tratamentos odontológicos voltados à saúde dos dentes e gengiva. Somente depois os procedimentos estéticos são feitos. Pular essas etapas significa pôr em risco a saúde de seus dentes em longo prazo, com possibilidade de perdê-los.

 

  1. Conheça alternativas de tratamentos

Todo tratamento odontológico estético sempre traz diferentes alternativas para ser realizado. O alinhamento de dentes, por exemplo, pode ser feito com os tradicionais aparelhos fixos ou com os móveis e invisíveis.

Já um clareamento dental pode ser realizado em consultório ou em casa. Conhecer essas alternativas faz com que você tenha a oportunidade de escolher aquela que melhor lhe agrada, bem como a que cabe em seu orçamento no momento.

Está em busca do sorriso ideal? Confira nosso conteúdo especial sobre tudo que você precisa saber para ter um sorriso perfeito! (é só clicar).

 

  1. Visite periodicamente seu dentista

Depois de finalizado o tratamento, retorne de seis em seis meses ao consultório para fazer uma avaliação de rotina, assegurando que não somente a estética dos dentes está adequada, mas também sua saúde bucal.

Um dos diferenciais de voltar ao dentista regularmente é que é possível identificar eventuais problemas logo no início de seu desenvolvimento. Em situações assim, o tratamento é mais simples e mais barato, sem causar um impacto grande em seu orçamento.

 

  1. Cuide de sua saúde bucal após o tratamento

Quer manter os resultados obtidos com o tratamento odontológico estético? Então, é muito importante cuidar de sua saúde bucal após o procedimento.

Além de retornar ao consultório de odontologia periodicamente, também se recomenda que faça a higienização bucal diária, preferencialmente após cada refeição.

Essa higienização evitará o acúmulo de pigmentos nos dentes e próteses e reduzirá a possibilidade de manchas. Outro benefício é que diminuirá o risco de desenvolver cáries. 

A higienização deve ser feita com escovação, uso de fio dental e de enxaguante, se recomendado por seu dentista. Sempre que identificar algum problema, como dor, incômodo, sensibilidade, inchaços, entre outros, consulte seu dentista para resolver o quanto antes.

 

Clínica de odontologia estética em Curitiba

Está buscando por uma clínica de odontologia estética em Curitiba? A Dental Esthetic Center tem estrutura completa para lhe atender, contando com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada.

mulher sorrindo

Na clínica, você encontra diversos tratamentos odontológicos estéticos, como o clareamento, lentes de contato dentais, facetas de porcelana, implantes dentários e ortodontia estética.

Aproveite para entrar em contato e agende uma consulta sem compromisso com um dentista especialista em odontologia estética! Ele lhe ajudará a ter um sorriso perfeito como você sempre sonhou!

 

– Leia também:
>>> Ortodontia estética: gasto ou investimento?

>>> Qual a relação entre seu sorriso e sua autoestima?

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.