Blog
Uma breve história do aparelho ortodôntico
15 de janeiro de 2017
Compartilhe:

Uma breve história do aparelho ortodôntico

Hoje o preço do aparelho ortodôntico é muito mais acessível que há anos atrás. Por esta razão, há cada vez mais pessoas com aparelho nos dentes.

O que parece muito moderno é, na verdade, muito mais antigo do que se imagina. Escavações arqueológicas mostraram que a preocupação em alinhar o sorriso começou em civilizações muito primitivas. Veja um pouco da história da ortodontia:

 

aparelho ortodontico

O aparelho ortodôntico passou por diversas adaptações até ficar da forma como é hoje.

 

Aparelho ortodôntico primitivo

Escavações arqueológicas encontraram aparelhos ortodônticos que datam da Grécia antiga. Além disso, os cadernos pessoais dos estudiosos Hipócrates e Aristóteles já tinham estudos sobre métodos para alinhar os dentes.

Arqueólogos encontraram também uma múmia do Egito antigo com uma espécie de aparelho metálico na boca. Entretanto, não se sabe se sua função era corrigir o sorriso ou simplesmente manter os dentes na boca.

Os etruscos, que habitavam o sul da atual Itália, se preocupavam com o sorriso até mesmo na vida após a morte. Esta civilização instalava placas de madeira nos dentes dos mortos, para que eles os mantivessem até mesmo no além.

Por mais que não tenha sido encontrado nenhum indício de que os romanos tenham criado algo parecido com o aparelho ortodôntico, eles tinham seu próprio método. O fisiologista Aurelius Cornelius indicava o uso da pressão dos dedos para corrigir a posição dos dentes.

A mentalidade da Idade Média não permitiu grandes avanços na ortodontia. Nesta época, a maior preocupação era a salvação da alma. Assim, não havia espaço para se preocupar com a aparência, logo, com o sorriso.

Em 1728, o francês Pierre Fauchard cria o primeiro aparelho fixo. Batizado de bandeau (bandô, em português), ele consistia de um metal pesado, com formato de ferradura. Contudo, era um aparato ainda rudimentar: foi apenas no século XIX que a ortodontia evoluiu a passos mais largos.

Avanços no aparelho ortodôntico

Além de muitos avanços, o século XIX trouxe também o termo “ortodontia”. Foi criado pelo francês Joachim Lefoulon para se referir às deformidades congênitas e acidentais da boca.

Em 1890, Edward Angle, considerado o pai da ortodontia moderna, cria um de seus primeiros aparelhos: o Arco E. Era um arco de metal pesado, que ficava preso na parte da frente dos dentes, parafusado nos dois primeiros molares. Em 1911 ele criaria o sistema pino e tubo, o primeiro a agir separadamente em cada dente.

Em 1950 se popularizam os aparelhos com breckets de aço, similares aos aparelhos metálicos usados atualmente. Em 1975, eles passam a ser colados aos dentes ao invés de soldados.

É também em 1950 que o ortodontista Craven Kurz passa a colar os brackets na parte de trás dos dentes. O resultado era mais discreto e agradou às estrelas de Hollywood: nascia o aparelho lingual (aparelho lingual preço – confira). Em 1997 há outro enorme avanço com a invenção do aparelho transparente.

Atualmente, o aparelho ortodôntico está muito mais avançado. Para quem não quer usar os tradicionais brackets, há a opção de aplicar placas invisíveis que corrigem a posição dos dentes. Há também a opção de aparelhos com fios de níquel e titânio que são ativados pelo calor.

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.