Blog
Limpeza Dental periódica: conheça o procedimento e a sua importância!
15 de julho de 2017
Compartilhe:

Limpeza Dental periódica: conheça o procedimento e a sua importância!

Escovação, fio dental e enxaguante bucal. Parece ser o suficiente para uma boca saudável e um sorriso lindo? Pois saiba que não é! Mesmo tomando todas as medidas que os odontologistas recomendam para a higiene bucal, os objetos usados em casa não conseguem fazer uma higienização profunda da boca.

Portanto, é essencial que você visite periodicamente um consultório odontológico para que seu dentista realize uma limpeza dental profunda.

Os instrumentos usados na limpeza dental higienizam locais que o fio dental e a escovação não alcançam.

limpeza dental

Os instrumentos usados na limpeza dental higienizam locais que o fio dental e a escovação não alcançam.

Como é feita a limpeza dental em consultório odontológico?

Antes de começar a limpeza dental propriamente dita, há uma avaliação geral da boca do paciente. Só depois disso o dentista passa para a higienização em si:

Tartarectomia

O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma película que geralmente se acumula sobre a superfície dos dentes. Contudo, ele também pode afetar o tecido gengival. Quando não removido, o tártaro pode causar males como cárie e gengivite, além de provocar manchas nos dentes.

Na limpeza dental feita em consultório odontológico, a remoção do tártaro é o primeiro passo do processo. O dentista usa instrumentos específicos para removê-lo, dente por dente, inclusive nos locais onde a escovação e o fio dental não chegam.

Na Dental Esthetic Center, para a retirada de tátaros, utilizamos o Dent Surg, reconhecido como o melhor ultrassom do mercado. Ele é o único que possui pontas de tungstênio revestidas de diamante sintético. Isso significa um maior conforto e precisão durante o procedimento e evita riscos e abrasões na superfície do dente.

Jateamento

O jateamento é o segundo passo.Para a retirada de placas e manchas realizamos um jateamento com um pó que tem uma abrasividade controlada e é muito mais efetivo e seguro que os pós de bicarbonato de sódio convencionais. Este pó tem como base a glicina e pode ser utilizado tanto subgengivalmente como sobre a superfície de dentina e do esmalte sem causar dano nem sensibilidade. É um pó desenvolvido pela 3M chamado Clinpro e utilizado nos melhores e mais tecnológicos centros de odontologia do mundo. O tratamento com o Clinpro é mais eficiente do que a instrumentação convencional para a redução de conteúdo bacteriano nas bolsas periodontais.

Escovação completa

Não, você não irá ao consultório odontológico para que o dentista escove seus dentes da mesma maneira como você faz em casa! Caso a escovação seja necessária para a sua limpeza dental, será realizada com um aparelho semelhante a uma escova elétrica doméstica, além de uma pasta de dente especial, disponível apenas no consultório odontológico.

Não, você não irá ao consultório odontológico para que o dentista escove seus dentes da mesma maneira como você faz em casa!

Primeiro, utilizamos uma escova rotatória de procedência americana. Com cerdas transparentes e flexíveis que não são reutilizadas, elas são mais avançadas do que as escovas rotatórias comumente usadas em outras clinicas, que são de nylon preto, rígido, áspero e com corpo de latão.

Também utilizamos uma pasta polidora com exclusividade no Brasil. Com importação diretamente da Alemanha, a dose é única (vem fechada e após aberta e ativada, tem seu uso restrito a 15 minutos) e possui diferentes sabores. Esta pasta contem ACP, um potente agente remineralizador (que pode chegar a ser 25 vezes mais potente que o próprio flúor) e tem uma função de alto polimento da superfície dental.

Aplicação do flúor

A aplicação do flúor funciona para deixar os dentes mais fortes, contribuindo para que você tenha um sorriso lindo! Geralmente aplicado com uma moldeira, ele evita o afinamento do esmalte dos dentes e diminui a vulnerabilidade a cáries.

Um dos nossos diferencia nessa parte do procedimento é o uso do halitizador/bochechador que contém Gantrez e Clorexidina. Além de proporcionar um sabor final ao procedimento, o paciente tem garantida uma boca saudável por mais tempo.

Por que não deixar de fazer a limpeza dental?

A limpeza dental profunda, feita em consultório odontológico, é essencial para que você mantenha um sorriso lindo: o acúmulo de tártaro pode causar sérias doenças bucais, que prejudicam a estética do sorriso. Elas podem demandar tratamentos demorados e custosos, assim, é melhor prevenir que remediar!

Para as pessoas que possuem lentes de contato dentais, próteses e facetas também é muito importante realizar limpezas periódicas. E a Dental Esthetic Center possui um procedimento de limpeza diferenciado. Polidores com pó ultrafino de diamante garante a manutenção do espelhamento, além de garantir um brilho e uma durabilidade maior e por mais tempo.

 

Por que fazer sua limpeza dental na Dental Esthetic Center?

  • Realizamos o procedimento com mateias tecnologicamente avançados, que você não encontra em outras clínicas.
  • Também ao contrário de clínicas convencionais, todos os instrumentos utilizados durante o procedimento são 100% descartáveis após o uso.
  • Tudo realizado com materiais esterilizados nos sistemas mais confiáveis do mundo.
  • Para o jateamento, utilizamos um produto especial que apresenta um desempenho muito maior que o bicarbonato de sódio utilizado convencionalmente nesse tipo de processo.
  • Somos consultores e idealizadores de pontas e materiais da CVDentus, a maior empresa da América Latina em ultrassom para uso odontológico.

De quanto em quanto tempo devo visitar um consultório odontológico para realizar uma limpeza dental?

limpeza dental com aparelho ortodontico

Quem usa aparelho ortodôntico deve fazer a limpeza dental com mais frequência.

De modo geral, recomenda-se a visita a um consultório odontológico a cada seis meses para uma limpeza dental completa.

Contudo, em alguns casos específicos, recomenda-se consultas mais frequentes. Se você usa aparelho ortodôntico, por exemplo, sabe como ele dificulta a higienização. Assim, é interessante que você faça a limpeza dental com mais frequência. O mesmo acontece com pacientes que têm gengivite: o tratamento exige uma higienização bucal mais rigorosa.

Não deixe de agendar um procedimento de limpeza conosco. Os materiais utilizados na Dental Esthetic Center são individualizados e 100% descartáveis. Além disso, nosso procedimento é o único a oferecer o que há de mais moderno no mercado odontológico.

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.