Blog
procedimento odontológico
15 de novembro de 2016
Compartilhe:

Como funciona o clareamento dental

O clareamento dental está na lista dos tratamentos estéticos mais realizados em consultórios odontológicos de Curitiba. O motivo é simples: ele ajuda a garantir um sorriso lindo e levantar a autoestima de quem o realiza.

Curiosamente, esse tipo de tratamento é mais antigo do que aparenta ser: o procedimento é realizado por profissionais há 100 anos. O clareamento dentário como conhecemos hoje foi introduzido somente em 1989, pelos doutores Heywood e Heymann.

clareamento dental em curitiba

O clareamento dental é um procedimento moderno e disponível em diversos consultórios odontológicos em Curitiba.

 

Na época, o processo era caseiro, com uso de moldeiras, como é feito atualmente em casos específicos. Os doutores recomendavam a aplicação do agente clareador peróxido de carbamida a 10% durante a noite, por aproximadamente 15 dias. A técnica virou um sucesso por sua alta eficácia.

Atualmente o clareamento dental está muito mais moderno. O procedimento pode ser realizado em casa com concentrações mais altas de agentes clareadores. Há também a opção do clareamento dental com uso de fontes luminosas.

Como acontece o clareamento?

O tratamento nada mais é do que uma reação de oxidação dos pigmentos presentes nos dentes. O peróxido do gel clareador contém H2O2, que libera oxigênio na parte estrutural do dente.

A partir daí, o oxigênio inicia um processo de oxidação dos pigmentos amarelos e escuros dos dentes, que vão se tornando, aos poucos, mais claros. A oxidação também permite maior reflexo da luz, reforçando ainda mais o branco dos dentes.

Clareamento dental e restaurações

Geralmente, pacientes que se interessam pelo clareamento dental já passaram por outros tratamentos, como canais ou restaurações com resinas e coroas, que não são branqueadas pelo agente clareador.

Em situações assim, é necessária uma avaliação caso a caso. Se o paciente tiver restaurações nos dentes da frente, pode ser que haja uma diferença (dentes naturais ficarão claros e a restauração escurecida). Porém, basta esperar de uma a duas semanas para trocar as restaurações e manter todos os dentes em uma tonalidade só.

Se o paciente ainda for realizar as restaurações, o clareamento é feito primeiro. Em seguida há uma pausa de no máximo duas semanas e, depois, é feito o canal ou a aplicação de resina.

O espaço entre os procedimentos é necessário porque o oxigênio liberado no clareamento pode prejudicar a colagem de restaurações, que cairão com mais rapidez e facilidade.

Clareamento em consultório ou caseiro?

É comum encontrar pacientes que ficam em dúvida se compensa mais um clareamento caseiro ou um realizado em consultório especializado em tratamentos odontológicos em Curitiba.

As duas formas são eficazes, desde que indicadas e acompanhadas por um dentista. Não se deve aplicar produtos sem orientação do profissional, pois há altas chances de danificar a estrutura dos dentes.

Por isso, para fazer clareamento dental em Curitiba a melhor recomendação é buscar um dentista capacitado para realizar o procedimento e garantir, além da saúde bucal, um melhor resultado.

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.