Blog
Imagem de um sorriso feminino com metade dos dentes amarelados e a outra metade branco
13 de janeiro de 2024
Compartilhe:

Tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental

Saiba mais sobre esse procedimento odontológico!

O que você vai encontrar neste artigo:

Conquistar um sorriso perfeito é o sonho de muita gente. Não é para menos: ter dentes bonitos faz muito bem para a autoestima.

Portanto, não é de se estranhar que um dos tratamentos mais realizados no consultório odontológico seja o clareamento dental.

Por isso, preparamos este guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de realizar o procedimento. Continue a leitura e saiba mais!

O que é clareamento dental?

É um tratamento odontológico estético que tem como finalidade remover o tom amarelado dos dentes, bem como eventuais manchas que se formaram na superfície dos dentes ao longo dos anos.

Tipos de clareamento dental

Existem diferentes tipos de clareamento dentário e conhecê-los pode lhe ajudar a escolher a melhor opção de acordo com seu perfil. A seguir, apresentamos quais são as alternativas disponíveis:

Clareamento dental caseiro

Também conhecido como clareamento dental com moldeira, essa modalidade é feita em casa, com moldeira de silicone e gel clareador de peróxido de carbamida ou hidrogênio.

Seu funcionamento é simples: basta aplicar o gel na moldeira e colocá-la nos dentes pelo período recomendado pelo dentista. Trata-se de um clareamento com preço mais acessível, mas que demora cerca de três semanas para entregar resultados. 

Clareamento dental consultório

Neste caso, o próprio dentista aplica o gel clareador após isolar a área da gengiva para evitar machucados. A diferença é que o gel utilizado em consultório tem uma maior concentração, o que acelera os resultados, sendo possível notá-los em três ou quatro sessões.

Seu funcionamento é simples: o dentista aplica o produto para proteger a gengiva, passa o gel clareador e deixa que haja durante alguns minutos, dependendo da concentração. Depois, retira os produtos.

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser também é realizado em consultório e de forma semelhante à que citamos acima, mas com um diferencial: faz-se o uso de laser.

Neste caso, o laser tem um papel essencial, o de acelerar o clareamento dos dentes. Ele agiliza a quebra de moléculas de pigmentos presentes nos dentes naturais. É possível conferir os resultados em poucas sessões.

Quanto tempo dura o clareamento dental?

Na realidade, não há um prazo único que se aplica a todos os pacientes, pois depende muito dos cuidados que se tem após o tratamento.

Mas, de maneira geral, o clareamento dentário costuma ter durabilidade de dois a três anos. Depois disso, deve-se fazer um retoque para manter o resultado sem cor amarelada ou manchas.

Vale reforçar que esse prazo varia de acordo com diversos fatores. É importante que o paciente siga todas as orientações do dentista, como evitar o consumo de alimentos com corantes naturais e artificiais logo após o procedimento.

Além disso, recomenda-se a escovação  dos dentes após cada refeição, além de visitar o dentista regularmente. Assim, será possível verificar se está tudo bem com sua saúde bucal e se há necessidade de refazer o procedimento.

Clareamento dental dói?

Há quem não esteja satisfeito com a cor e manchas nos dentes, mas tem medo de fazer o procedimento, pois não sabe se clareamento dental dói.

O tratamento em si não causa dor, mas pode ser que o paciente sinta desconforto ou sensibilidade nos dentes durante a realização ou após o procedimento.

Isso ocorre por conta da alta concentração do gel clareador. Quanto maior for, mais chance de sentir esse desconforto ou sensibilidade. Se identificá-los durante o tratamento, comunique ao dentista.

Cuidados necessários ao fazer clareamento dentário

Para manter seus dentes sempre branquinhos, seja durante ou após o clareamento, é recomendável que você siga algumas dessas dicas a seguir:

 

  • Interromper completamente o consumo de cigarros. Eles só fazem mal à saúde e à beleza dos seus dentes.

 

  • Evitar alimentos e bebidas que possuem muita pigmentação, como por exemplo: café, chá, açaí, beterraba, vinho tinto, catchup e suco de uva.

 

  • Evitar alimentos muito ácidos que deixam a boca suscetível à ação dos pigmentos, como: suco de limão, suco de laranja, kiwi, abacaxi e bebidas alcoólicas.

 

  • Enxágue a sua boca com água por alguns instantes, após consumir algum desses alimentos e não se esqueça de escovar os dentes até 10 minutos após cada refeição.

Clareamento de dente: fazer antes ou após outros tratamentos?

Geralmente, pacientes que se interessam pelo clareamento dental já passaram por outros tratamentos, como canais ou restaurações com resinas e coroas, que não são branqueadas pelo agente clareador.

Em situações assim, é necessária uma avaliação caso a caso. Se o paciente tiver restaurações nos dentes da frente, pode ser que haja uma diferença (dentes naturais ficarão claros e a restauração escurecida). Porém, basta esperar de uma a duas semanas para trocar as restaurações e manter todos os dentes em uma tonalidade só.

Se o paciente ainda for realizar as restaurações, o clareamento é feito primeiro. Em seguida há uma pausa de no máximo duas semanas e, depois, é feito o canal ou a aplicação de resina.

O espaço entre os procedimentos é necessário porque o oxigênio liberado no clareamento pode prejudicar a colagem de restaurações, que cairão com mais rapidez e facilidade.

Mitos sobre clareamento dentário

  • Clareamento enfraquece os dentes

O procedimento de clarear os dentes, desde que realizado ou acompanhado por um dentista, não os enfraquece. O gel clareador utilizado no tratamento tem ação tópica e não altera a estrutura do dente, somente branqueia pigmentos escuros. Por isso, não há risco de enfraquecimento.

  • Clareamento torna os dentes sensíveis

Justamente por não alterar a estrutura do dente não existe a possibilidade de o procedimento deixá-lo sensível. Às vezes alguns pacientes sentem sensibilidade, mas é por conta da existência de outros problemas, como a retração da gengiva, e não do clareamento em si.

  • Clareamento dentário provoca câncer

Todos os materiais utilizados no processo de clareamento dos dentes não possuem agentes que estimulam o desenvolvimento do câncer. Por isso, o procedimento não pode ser associado à doença.

  • Somente o clareamento a laser funciona

O laser somente entrega resultados em menor tempo, mas não é verdade que apenas esse método funciona. Na realidade, o tratamento caseiro também é eficaz, porém um pouco mais lento.

  • Clareamento dental com bicarbonato de sódio funciona

Utilizar produtos que se tem em casa para tentar branquear os dentes é furada. O bicarbonato de sódio não tem poder clareador, mas sim abrasivo, fazendo apenas um polimento, o que pode comprometer o esmalte e a saúde dos dentes.


Onde fazer clareamento dental curitiba?

Está em busca de uma clínica de odontologia em Curitiba para fazer clareamento dental? A Dental Esthetic Center tem uma estrutura completa para lhe atender, com tecnologia de ponta e especialistas em odontologia estética.

Nosso foco é na qualidade do trabalho e na saúde bucal do paciente, sempre prestando um atendimento personalizado, de modo a garantir sua satisfação. Aproveite para agendar uma consulta e saiba detalhes sobre o tratamento!


Leia também:

>>> Odontologia estética: como escolher a melhor clínica para seu sorriso?

>>> Ortodontia estética: gasto ou investimento?

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.